Casa Branca tem segurança reforçada no dia das eleições americanas

06/11/2024

Fonte: https://cbn.globo.com/ Por Luciana Rosa — Washington

COMPARTILHE

Casa Branca ficou com segurança reforçada e grades de proteção nesta terça-feira (5), dia que marca a votação para escolha do novo presidente dos Estados Unidos. Os americanos escolherão entre a democrata Kamala Harris e o republicano Donald Trump.

Foi construída uma estrutura para proteger o local, com tapumes e até mesmo a Guarda Nacional circulando pelas ruas do entorno.

O reforço ocorre em meio a uma tensão após a invasão de apoiadores do ex-presidente Trump no Capitólio, depois de ele ter sido derrotado em 2021. Além disso, o New York Times noticiou que já existem grupos da rede social Telegram, que se organizam para reagir caso os democratas venham a ganhar as eleições. Eles iriam até pontos estratégicos no país, inclusive na Casa Branca.

Votação começou pela madrugada, no horário de Brasília

 

Por tradição, os eleitores da comunidade de Dixville, no estado de New Hampshire, foram os primeiros a votar.

Ainda de madrugada, pelo horário de Brasília, eles registraram sua participação na disputa. Por lá, a eleição já começou e já terminou. Isso porque há apenas seis eleitores registrados. Sem surpresas neste pleito dividido, foram três votos para Kamala Harris e três para Donald Trump.

Kamala e Trump chegam à terça-feira eleitoral tecnicamente empatados. Nessa segunda (4), a campanha dos dois foi bastante intensa, concentrada em estados chave, fundamentais para ganhar a disputa.

Nesta terça-feira (5), o republicano vai votar e acompanhar a apuração dos votos de Palm Beach. Já a democrata ficará em Washington e vai acompanhar o resultado na universidade de Howard, onde estudou.