Tradição de 180 anos: saiba por que as eleições nos EUA são sempre em uma terça-feira de novembro

30/10/2024

Fonte: Por Wesley Bischoff, g1 — São Paulo

COMPARTILHE

Escolha da data tem raízes nas práticas agrícolas e culturais da sociedade norte-americana do século 19. Brasil também tem regra prevista na Constituição. Eleições serão daqui a uma semana, em 5 de novembro.

Assim como nos últimos 180 anos, as eleições presidenciais nos Estados Unidos deste ano vão seguir uma tradição já conhecida dos norte-americanos: serão em novembro e em uma terça-feira. Neste ano, estão marcadas para o próximo dia 5, daqui a uma semana

Nela, Donald Trump (Partido Republicano) e Kamala Harris (Partido Democrata) disputarão quem será o próximo presidente americano.

A data escolhida para a votação atende a uma lei aprovada pelo Congresso dos Estados Unidos em 1845. O costume vem do contexto agrícola em que o país vivia no século 19, quando a lei foi aprovada.

Naquela época, os congressistas resolveram escolher novembro como o mês das eleições para coincidir com o período pós-colheita.

Os parlamentares também levaram em consideração o clima. Novembro marca o outono norte-americano, com temperaturas amenas, mas sem frio intenso.