FORTALECENDO O TURISMO | Representante de Roraima participa do Fórum de Mobilidade e Conectividade

17/10/2021

Escrito por Vânia Coelho

COMPARTILHE

A ampliação da malha aérea na região Norte como perspectiva para fortalecer o turismo na Amazônia foi o tema da 2ª Reunião Extraordinária do Fórum de Mobilidade e Conectividade Turística -MOB-Tur, que ocorreu nesta semana, em Brasília. O encontro foi realizado pelo Ministério do Turismo e contou com a participação de gestores de turismo da região Norte.

O diretor do Departamento de Turismo da Seplan (Secretaria de Planejamento e Desenvolvimento), Bruno Muniz, participou da reunião como coordenador das Rotas Amazônicas Integradas (RAI).

Durante o Fórum de Mobilidade e Conectividade, foram apresentadas várias demandas para as entidades participantes a respeito da ampliação da malha aérea para a região.

“O objetivo do Fórum foi discutir estratégias e as possibilidades para gente fazer isso, no curto, médio e longo prazo. Estamos trabalhando forte para a retomada do turismo. Inclusive, apresentamos as Rotas Amazônicas Integradas, um projeto do Governo de Roraima que foi abraçado pelos sete Estados da região Norte com o propósito de trabalhar na promoção turística e fortalecer os segmentos turísticos”, explicou o diretor.

Neste ano, o trabalho está sendo voltado, exclusivamente, para a pesca esportiva. “Essa é uma tônica. Esse foi nosso intuito nesse Fórum, ocasião em que apresentamos o cenário da RAI aos participantes, as perspectivas de crescimento, a projeção da Amazônia no mercado nacional e também internacional”, ressaltou Bruno.

O diretor destacou positivamente o encontro, tendo em vista que o Ministério do Turismo, realizador do Fórum, conseguiu mobilizar com várias companhias áreas e concessionárias de aeroportos para que houvesse essa discussão sobre as perspectivas desse cenário e os próximos passos que devem ser dados para desenvolver integrando os Estados da Amazônia.

“Para que alguém de Roraima visite o Acre, Rondônia, Pará, Tocantins e Amapá, de maneira rápida com oferta melhor de voos regionais e que a gente supere esses números de movimentação turística nacional. São mais de 60 milhões de brasileiros que viajam pelo Brasil. Com a pandemia, esse número caiu quase 70%. Agora, já estamos com retomada e os números de Roraima são muito expressivos na questão da malha aérea, nós ainda podemos crescer mais. E esse é o desafio”, disse Muniz.

Ele explicou que conversou com o governador Antonio Denarium sobre o evento e ele avaliou como extremamente positiva a participação de Roraima no Fórum. “É importante integrar os Estados da região Norte e fortalecer toda a Amazônia nesse contexto do turismo regional”, frisou o governador.