ENCONTRO COM O BASA | Governo apresenta ações e mostra melhor ambiente de negócios do Norte
19/08/2021

COMPARTILHE
O governador Antônio Denarium participou nesta quarta-feira, 18, do seminário virtual sobre o Fundo Constitucional de Financiamento do Norte (FNO). Ele esteve acompanhado do Secretário de Finanças Marco Jorge.
A reunião, promovida pelo Banco da Amazônia (Basa), esclareceu sobre como obter financiamento em Roraima e explicou que o Banco vai implementar o FNO Itinerante em todos os municípios do Estado.
O Secretário de Finanças Marcos Jorge lembrou que a simplificação da tomada de crédito para o Estado foi um dos pedidos do governador Antonio Denarium visando a melhoria do ambiente de negócios.
“O Governador apresentou os principais indicadores econômicos de Roraima, que foi avaliado pelo Banco Mundial como o terceiro melhor ambiente de negócios do Brasil e pelo Instituto Mackenzie como estado com maior liberdade econômica do Brasil além de ser o Estado que teve crescimento acumulado de mais de 64% de crescimento de sua arrecadação em relação ao ano passado” explicou Marcos Jorge
O governador Antonio apresentou em sua fala as ações de governo desenvolvidas para o setor produtivo e mostrou as vocações econômicas do Estado.
“Nosso estado se destacou como o que mais utilizou o FNO e teve o maior crescimento de valores aplicados, graças ao ambiente de negócios favorável implementado pelo governo de Roraima durante minha gestão. Mostrei tudo que fizemos em diferentes setores e hoje temos muito o que comemorar com o crescimento do Estado. Um esforço grande para, apesar da pandemia, mantermos o crescimento econômico e mostrar o nosso compromisso com a boa administração pública” explicou Antonio Denarium
Crescimento de Roraima
Os representantes do Banco da Amazônia apresentaram os números do estado de Roraima e explicaram como vai funcionar o FNO itinerante que vai percorrer todos os municípios de Roraima.
Segundo o presidente do Basa, Valdecir José de Souza Tose, de 2018 até agora, o crescimento de Roraima em investimentos foi exponencial, com destaque para os investimentos em infraestrutura energética.
“Em 2018, o Basa liberou 14 milhões e em 2019 foi liberado quatro vezes mais em recursos para Roraima. Agora em 2020 os investimentos que fizemos passou para R$ 669 milhões, e o maior salto foi para investimentos de infraestrutura e energia” disse Tose.
De acordo com o superintendente regional do Amazonas e Roraima, Esmar Prado, o Basa e o FNO estão presentes em todos os municípios da região Norte e respondem por 64% do crédito de fomento da região, priorizando o atendimento aos pequenos portes e com destaque aos financiamentos de longo prazo.
“Agora até agosto de 2021 já temos em investimentos diretos quase 200 milhões e mais de meio bilhão em propostas de financiamento, a maioria para infraestrutura energética onde para alavancar e trazer segurança energética para novos empreendimentos", concluiu.
VEJA TAMBÉM