Mais de 60 policiais ficam feridos e 174 pessoas são presas em manifestação pró-Palestina na Alemanha
20/10/2023

COMPARTILHE
Vários civis 'não envolvidos' e outros que 'se opuseram à resistência' às forças de segurança também ficaram feridos, segundo as autoridades
Mais de 60 policiais ficaram feridos e 174 pessoas foram presas em uma manifestação pró-Palestina na noite desta quarta-feira em Berlim, disseram autoridades nesta quinta. Os agentes ficaram feridos pelo lançamento de pedras, “líquidos inflamáveis e atos de rebelião”, informou a instituição no X (antigo Twitter).
Ao todo, “65 policiais ficaram feridos” e “174 pessoas foram presas, das quais 65 são objeto de investigação criminal” após as altercações, disse a polícia à AFP. Além disso, várias pessoas “não envolvidas” e outras que “se opuseram à resistência” às forças de segurança também ficaram feridas, segundo a polícia, que não divulgou números a este respeito.
A manifestação começou no bairro de Neukölln, onde vive uma comunidade de pessoas de países árabes. Depois que a polícia pediu aos participantes que se dispersassem, alguns “atiraram pedras e fogos de artifício contra as forças policiais”, disseram as autoridades. Os agentes responderam com canhões de água.
Desde que a guerra entre o Hamas e Israel começou, em 7 de outubro, tem havido numerosas manifestações de apoio aos palestinianos, pontuadas por incidentes, nas principais cidades da Alemanha. Coquetéis molotov foram lançados em uma sinagoga em Berlim na noite de terça-feira, sem causar danos ou feridos.
Num discurso perante o Parlamento, o chefe do governo alemão, Olaf Scholz, pediu esta quinta-feira às autoridades que evitem manifestações que possam degenerar em “slogans antissemitas”.
VEJA TAMBÉM