Cunhado de Vorcaro é detido pela PF em aeroporto antes de embarcar para Dubai

15/01/2026

Fonte: Por Sarah Teófilo — Brasília

COMPARTILHE

Empresário foi solto logo em seguida, após cumprimento do mandado de busca e apreensão

O empresário Fabiano Zettel, cunhado do dono do Banco MasterDaniel Vorcaro, foi alvo da nova fase da operação Compliance Zero, deflagrada nesta quarta-feira pela Polícia Federal, quando estava em um aeroporto com destino a Dubai, nos Emirados Árabes Unidos. Ele foi detido para o cumprimento do mandado de busca e apreensão, e liberado em seguida.

Em novembro do ano passado, o próprio Vorcaro foi preso durante a primeira fase da operação enquanto embarcava em um jatinho no Aeroporto Internacional de Guarulhos, em São Paulo, também com destino a Dubai. A prisão ocorreu no momento em que a PF avançava sobre as suspeitas de irregularidades praticadas no âmbito do Banco Master.

De acordo com o colunista Lauro Jardim, Zettel era muito próximo de Vorcaro. Atuava nas sombras, em negócios nos quais Vorcaro preferia não aparecer. Foi, por exemplo, o principal doador das campanhas eleitorais de Tarcísio de Freitas e Jair Bolsonaro em 2022, ao governo de São Paulo e à Presidência, respectivamente, ainda de acordo com o colunista. Desembolsou R$ 2 milhões para Tarcísio e R$ 3 milhões para Bolsonaro.