Você sabia que o tabagismo pode ter sérias repercussões na sua saúde digestiva?

13/03/2024

Dica com a Cirurgiã Geral Dra. Rochelle Tavora

COMPARTILHE

Você sabia que o tabagismo pode ter sérias repercussões na sua saúde digestiva? Fumar não afeta apenas os pulmões, mas também pode prejudicar toda a sua saúde digestiva, aumentando o risco de desenvolvimento de diversas condições e doenças.

Um fumante está fortemente associado ao aumento do risco de desenvolvimento de câncer em várias partes do trato digestivo, incluindo a boca, o esôfago, estômago, pancreas e intestino. Os produtos químicos presentes no tabaco podem danificar o DNA das células do trato digestivo, contribuindo para o desenvolvimento de câncer. 

O tabagismo também pode piorar os sintomas de doenças gastrointestinais crônicas, como a doença inflamatória intestinal (DII), aumentando a inflamação e agravando os sintomas. Além disso, fumar pode prejudicar a função do esfíncter esofágico inferior, aumentando o risco de refluxo gastroesofágico e doença do refluxo gastroesofágico (DRGE), causa gastrite e úlcera no estômago (inclusive, dificulta a cicatrização da úlcera durante o tratamento). 

Ao parar de fumar, você não apenas protege seus pulmões, mas também beneficia sua saúde digestiva. Deixar o tabagismo pode reduzir significativamente o risco de úlceras, câncer no trato digestivo e outras doenças gastrointestinais, além de melhorar os sintomas em pessoas que já têm condições digestivas crônicas.

Então, se você se preocupa com sua saúde digestiva, considere dar o primeiro passo para largar o cigarro. Busque apoio, recursos e ajuda profissional, se necessário, e lembre-se de que cuidar da saúde digestiva é fundamental para o seu bem-estar geral e qualidade de vida.