Método 30-30-30: como a tendência fitness do TikTok pode ajudar a ter rotina mais saudável

11/06/2024

Fonte: G1 Por BBC

COMPARTILHE

Método ajuda na ingestão total de proteínas e promete perda de peso de forma constante e sustentável, preservando os músculos.

Uma das últimas tendências de saúde do TikTok é o método “30-30-30”: comer 30g de proteína 30 minutos depois de acordar e logo em seguida fazer 30 minutos de atividade física aeróbica de intensidade baixa a moderada.

Os defensores do método 30-30-30 afirmam que ele ajuda a perder peso de forma constante e sustentável, preservando os músculos. Mas será mesmo?

Pode ser que sim, mas o maior benefício na verdade talvez seja o fato da "tendência" poder ser uma forma de ajudar a criar hábitos mais saudáveis ​​na sua vida.

Vejamos primeiro a ingestão de 30g de proteína 30 minutos depois de acordar.

A proteína é o alicerce do corpo. Precisamos ingerir proteínas para que nossas células tenham o que precisam para se reparar e se recuperar do desgaste da vida diária.

A quantidade de proteína necessária varia dependendo de quanto estresse você coloca em seu corpo.

Se você se exercita, seu corpo precisa de mais proteína para ajudar na reparação e recuperação dos músculos – normalmente cerca de 1,2g-2g de proteína por kg de peso corporal.

Também pode ser importante ingerir mais proteínas ao tentar perder peso, pois pesquisas mostram que dietas ricas em proteínas (comer mais de 2g de proteína por kg de peso corporal) podem ajudar a preservar os músculos ao perder peso.

Para muitas pessoas, o café da manhã é normalmente a refeição do dia com menor teor de proteínas – geralmente consistindo de torradas, cereais, doces ou outros carboidratos.

Ao comer 30g de proteína 30 minutos após acordar, o método 30-30-30 pode ajudar a aumentar sua ingestão diária total de proteína imediatamente.

No entanto, isso por si só não significa que você atingirá automaticamente sua meta diária de ingestão de proteína. As outras escolhas alimentares que você faz durante o dia também são importantes.

Para perder peso, você precisa ingerir menos calorias do que queima ao longo do dia. Comer proteína logo pela manhã não causa diretamente perda de peso, mas a proteína sacia.

Isso significa que isso pode ajudá-lo a se sentir mais satisfeito e a comer menos calorias durante o dia.

Esta é uma das razões pelas quais a dieta incentiva a ingestão de proteínas logo após acordar.

Mas a palavra-chave é “pode”. Algumas pessoas podem não encontrar proteínas que saciem, podem ter altos níveis de fome ou podem lanchar ao longo do dia só porque sentem vontade.