Ultraprocessados 'saudáveis' aumentam desejo de comer e podem dificultar processo de emagrecimento; entenda

12/09/2025

Fonte: Por Júlia Carvalho, g1

COMPARTILHE

Produtos podem parecer naturais, mas também são ricos em aditivos e têm baixo valor nutricional. Pesquisa comparou dietas com alimentos minimamente processados e alimentos ultraprocessados.

Eles são vendidos como produtos saudáveis e muitas vezes surgem como opção para quem busca perder peso. Barrinhas de cereal, sanduíches naturais industrializados, iogurtes de fruta. Todos parecem boas alternativas em uma dieta.

Mas o que a aparência de saudável esconde é que esses alimentos são, sim, ultraprocessados e podem dificultar o processo de emagrecimento – ainda que eles se afastem do padrão do que se acredita ser ultraprocessado, como bolachas e salgadinhos, mais claramente ricos em sódio, gorduras e açúcar.

➡️Um estudo de pesquisadores da University College London, publicado recentemente na revista científica "Nature Medicine", mostrou que o impacto dos ultraprocessados na dieta, mesmo os considerados "saudáveis", pode ser maior do que se imaginava.

O grupo comparou duas dietas: uma apenas com alimentos minimamente processados e outra com ultraprocessados, seguindo as diretrizes saudáveis do UK Eatwell Guide (guia britânico de alimentação saudável).

Os resultados mostraram que o grupo que consumiu somente alimentos minimamente processados teve uma perda de peso quase duas vezes maior do que quem comeu ultraprocessados.

Samuel Dicken, pesquisador do Centro de Pesquisa em Obesidade da University College London e autor principal do estudo, explica que os alimentos ultraprocessados tornam a dieta mais energeticamente densa, mesmo quando se analisa o consumo da mesma quantidade de calorias.

Camille Perella Coutinho, nutricionista e doutora em Ciências dos Alimentos pela USP, detalha melhor esse conceito.

 

"Os ultraprocessados, mesmo quando formulados para seguir diretrizes nutricionais, costumam ter uma matriz alimentar mais pobre e concentrar muita energia em pouco volume. Isso dificulta a saciedade e facilita o consumo excessivo", afirma.

 

E o estudo mostrou que esses alimentos têm influência direta no processo de emagrecimento, influenciando não só a qualidade nutricional, mas comprometendo o comportamento alimentar e o equilíbrio energético.