Papo com a Nutri:

20/09/2022

Dica com a Nutricionista Dra. Talita Nascimento - CRN7:2361

COMPARTILHE

Qual a melhor dieta para emagrecer?

Ter uma boa qualidade de vida é algo fundamental nos dias atuais, além da importância de realizar atividades físicas, a alimentação é um dos pilares para isso ocorrer. Muitos pacientes me perguntam “qual é a melhor dieta para emagrecer?”

E para explicar essa pergunta temos que nos basear em estudos e entender corretamente a interpretação deles. Buscando a verdade e comparando o déficit calórico, todas as dietas que têm déficit calórico semelhante, emagreceram, em peso absoluto, a mesma quantidade. O problema é que quando tratamos de dieta em um paciente no consultório, não nos importa tanto o peso absoluto perdido no final, o que nos importa de verdade é a composição corporal e a sustentabilidade da dieta.

Num momento em que ouvimos falar de várias dietas diferentes, qual a melhor?

É aquela que leva em conta sua individualidade biológica, que você se adapta e que se enquadra no seu objetivo.

É o déficit calórico (quando ingerimos menos calorias do que gastamos) que gera o emagrecimento e todas as dietas para perda de peso, tem isso em comum.

A diferença consiste nas estratégias alimentares que serão postas em prática para gerar o balanço energético negativo, que pode ser low carb, cetogênica, plant based, entre outras.

Entenda a melhor dieta é aquela que abrange a maior quantidade de alimentos que você gosta. A maior variedade de alimentos que você consiga manter por um longo período de tempo. O objetivo não é que a pessoa faça a dieta por um mês e desista, é que a dieta mude a vida dela e que ela consiga manter esta dieta no seu dia a dia por anos.

Foque na sua saúde sempre: Certas condições de saúde exigem uma alimentação especial. Quem tem diabetes ou colesterol alto, por exemplo, precisa dar atenção especial à alimentação para aliviar os sintomas e ter uma melhor qualidade de vida.

Em qualquer dieta, o foco principal deve ser no processo de reeducação alimentar. Ao seguir uma alimentação equilibrada e rica em nutrientes, é mais fácil manter os resultados obtidos a longo prazo além de melhorar a sua saúde geral.

A Organização Mundial da Saúde recomenda que seguir uma dieta saudável é indispensável para manter a saúde e a nutrição e para proteger o corpo contra diversas doenças.

Uma alimentação rica em frutas e vegetais e com ingestão limitada de açúcar, sal, gordura e alimentos processados é a base para ter uma vida mais saudável e equilibrada.