Óleo de rícino: conheça os benefícios para o seu corpo

20/01/2022

Fonte: www.eutotal.com/

COMPARTILHE

Extraído da mamona, o óleo de rícino guarda propriedades extremamente benéficas para a pele, unhas e cabelos. Também conhecido como óleo de mamona ou castor oil, ele possui ácidos graxos, como o ácido ricinoleico, exclusivo da mamona. Na sua composição também encontramos outros ácidos nutritivos, como o ômega 6 e o ômega 9, além de vitamina E e sais minerais.

Mas não para por aí. O óleo de rícino tem ação anti-inflamatória e antioxidante, sendo um forte aliado para alguns problemas de saúde. Ele é comumente usado para tratar prisão de ventre e dores musculares. Portanto, é um produto natural e potente para a proteção e funcionamento do corpo humano.

Confira os diferentes benefícios do óleo de rícino para uso estético:

Para os cabelos:

Para tratar os cabelos, você deverá usar uma colher de sopa do óleo de rícino misturado a um pote pequeno de creme ou hidratante capilar do seu uso constante. Deixe agir por alguns minutos e enxague em seguida. Lembre sempre de retirar bem o produto, principalmente da raiz do cabelo, para não deixar resíduos.

Estimula o crescimento

Os ácidos graxos presentes no óleo de rícino estimulam o couro cabeludo e os folículos onde nascem os fios fazendo com que o cabelo cresça mais rapidamente.

Hidrata os fios

Os óleos presentes na composição do rícino formam uma película protetora para os fios de cabelo, evitando a desidratação e, por consequência, o ressecamento do cabelo. Assim, o cabelo fica mais forte e brilhoso e livre dos danos causados pela ação do sol e do vento.

Restaura os fios

Os nutrientes presentes em sua composição melhoram o aspecto geral do cabelo, realizando o selamento das cutículas. Isso evita a indesejável instalação das pontas duplas que deixam as madeixas com aspecto quebradiço.

Combate a caspa

Suas propriedades antifúngicas limpam o couro cabeludo e evitam a proliferação da caspa e a descamação dos folículos. Vale aliar o rícino a outros tipos de tratamentos indicados por um médico dermatologista.

Para a pele:

Apesar de ser um óleo, o extrato de rícino não estimula a oleosidade da pele, podendo ser aplicado a qualquer tipo de pele, inclusive nas oleosas. Misture uma colher de sopa em um pote pequeno de hidratante do seu uso diário.

Hidrata a pele e lábios

O óleo de rícino estimula a produção de colágeno e elastina, diminuindo a perda de água na pele e aumentando a hidratação. Com isso, os sinais de expressão demoram mais tempo para surgir, deixando a pele com aspecto mais jovem.

Combate a acne

Sua ação adstringente ajuda na limpeza da pele e na desobstrução dos poros. O ácido ricinoleico também é um ótimo aliado no combate das indesejadas espinhas e dos cravos.

Ameniza estrias e cicatrizes

A vitamina E presente no óleo é uma excelente cicatrizante. A aplicação constante do produto irá amenizar marcas de estrias recentes e causará a aceleração do processo de renovação da pele onde há pequenas cicatrizes.

Hidrata as cutículas

Por causa de suas propriedades de hidratação, o óleo irá criar uma camada protetora impedindo a perda da água para o ambiente. Fortalecida, a cutícula irá proteger e fortalecer as unhas com mais facilidade.

Fortalece as unhas

Suas propriedades antibactericidas irão auxiliar na diminuição das irregularidades da superfície das unhas e do aspecto quebradiço. Isso irá fazer com que elas cresçam mais fortes e saudáveis.