Micropigmentação labial: para que serve, cicatrização e preço

15/03/2020

O procedimento dá contorno e cor aos lábios a fim de deixá-los com aspecto saudável

COMPARTILHE

Escrito por Raisa Cavalcante Redação Minha Vida

O que é micropigmentação labial?

A micropigmentação labial é a aplicação de pigmento nos lábios, com o intuito de melhorar o contorno a fim de deixá-lo mais desenhado e alterar o tom da pele labial pálida ou arroxeada.

O procedimento é capaz de corrigir pequenas assimetrias, assim como disfarçar sinais do envelhecimento. "Além disso, a micropigmentação labial pode ser indicada para situações clínicas como perda tecidual causada por acidentes ou queimaduras e deformação genética nos lábios e fissura labiopalatal", exemplifica a dermatologista Bárbara Carneiro.

Como é feito o procedimento

A micropigmentação labial é feita por meio de um aparelho chamado dermógrafo, que possui pequenas agulhas na extremidade. "Os pigmentos escolhidos são implantados com mesmo princípio da tatuagem, porém em camadas mais superficiais da pele", explica a dermatologista Taciana Dal'Forno Dini, coordenadora do Departamento de Laser e Tecnologias da Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD).

A cor que será pigmentada nos lábios depende da escolha da paciente entre tons de base rosa, vermelho e coral.

"Sempre oriento a cliente sobre qual base fica melhor para ela de acordo com a cor de sua lâmina labial, dessa forma conseguimos resultados mais naturais", esclarece a esteticista e micropigmentadora Natália Vargas.

Micropigmentação labial dói?

O procedimento pode causar dor de leve a moderada, dependendo da sensibilidade da pessoa. Na maioria dos casos, é utilizado anestésico tópico, que pode ser menos doloroso.

A dermatologista Taciana Dal'Forno ressalta que a anestesia tópica não está isenta de riscos, podendo causar dermatite de contato, intoxicação e choque anafilático. Portanto, procure um profissional de confiança.

Contraindicações

Antes de realizar o procedimento, a pessoa precisa deixar claro ao profissional sobre suas condições de saúde. "Para nos certificarmos dessas condições, realizamos uma entrevista e o preenchimento de uma Ficha de Anamnese onde serão anotadas todas as informações sobre a saúde da cliente", afirma a micropigmentadora Natália Vargas.

A técnica de micropigmentação labial é contraindicada para:

Pessoas diabéticas descompensadasPessoas em tratamento do câncerPessoas que fazem uso de anticoagulantesPessoas com história de cicatriz hipertrófica ou quelóidePessoas com lesões no local, como herpes labialPessoas com infecções bacterianasPessoas com acne inflamatória, verrugas ou molusco contagioso na faceGrávidas e lactantes.

Cuidados antes e depois do procedimento

Antes de realizar o procedimento, os lábios devem estar hidratados e sem lesões ou qualquer doença citada acima. Segundo a micropigmentadora Natália Vargas, caso os lábios estejam ressecados e rachados, a tintura não irá penetrar na pele de forma correta e, consequentemente, não terá boa fixação, ocasionando necessidade de retoque do procedimento.

Depois do procedimento, os cuidados são ainda mais importantes. Isso porque, os lábios começam a cicatrizar e formam casquinhas como forma de proteção. A dermatologista Bárbara Carneiro recomenda não retirar as casquinhas, não usar batom na primeira semana e manter os lábios sempre limpos, além de hidratados e protegidos do sol.

Além disso, procure higienizar frequentemente, para evitar infecções, já que a boca é uma região do corpo muito contaminada por bactérias.

Quanto tempo dura o efeito

A micropigmentação dura de um a dois anos, dependendo dos cuidados de cada pessoa. Ao longo do tempo a cor vai clareando e o organismo vai expelindo a as partículas de pigmento.

Preço

O preço pode variar depende da região e experiência do profissional, custando em média cerca de R$ 1.000 a primeira sessão.