Hugo Moura estreia como diretor em filme que tem Deborah Secco na equipe: 'É uma honra tê-la por perto no set' Atriz trabalhou como preparadora de elen

09/12/2020

Por Thaís Meinicke, Gshow — Rio de Janeiro

COMPARTILHE

Atriz trabalhou como preparadora de elenco no curta "Nós", primeiro trabalho do marido atrás das câmeras, que foi selecionado para a mostra competitiva do 30º Festival Cine Ceará

Ele ainda pode ser considerado um novato em sua carreira como ator, mas já vem dando passos significativos em sua trajetória na arte. Aos 30 anos, Hugo Moura faz sua estreia como diretor com o curta "Nós" e, de cara, já tem sua primeira conquista: o filme foi selecionado para a mostra competitiva do 30º Festival Cine Ceará, que acontece até esta sexta, 11/12, em Fortaleza, com transmissão on-line no Canal Brasil. Em um papo com o Gshow, ele fala dos novos desafios profissionais e do papel essencial da mulher, a atriz Deborah Secco, neste projeto.

Hugo assina a direção de "Nós" ao lado de Ricardo Burgos – artista baiano como ele que também é responsável pelo roteiro e atuação no filme – e conta que, desde o primeiro encontro que tiveram, já decidiram que fariam algo juntos. "Conheci o Ricardo através de uma amiga em comum e, a partir do momento que batemos o primeiro papo, já ficou decidido ali que íamos produzir um filme. Ele veio com o roteiro, a gente conversou, e nós mesmos financiamos tudo", explica.

E o trabalho de Hugo atrás das câmeras não ficou restrito à direção: ele também assina a direção de fotografia do curta, área em que já vem se especializando há algum tempo. "Já tirava foto em still de maneira amadora em Salvador e, quando vim para o Rio, também foi pensando nisso, de talvez virar um fotógrafo", conta, lembrando ainda que foi o início do trabalho como ator que o fez se apaixonar ainda mais pelo assunto. "Quando comecei a estar nos sets, me interessei muito pela fotografia e fui estudar. Estudei direção de fotografia aqui no Rio, na Academia Nacional de Cinema".

Satisfeito com o resultado final de sua primeira obra, ele celebra a seleção de "Nós" para o Cine Ceará. "Foi uma surpresa maravilhosa! A gente se inscreveu e, quando recebemos esse convite, ficamos superfelizes e surpresos mesmo, porque é nosso primeiro filme", diz.

"Acho que conseguimos colocar na tela tudo que tínhamos pensado. Aliás, até mais, talvez, do que tínhamos imaginado. Foi ótimo. E ser selecionado para o Cine Ceará já é um feedback maravilhoso, estamos muito felizes."

O curta traz a história de dois amigos de infância que, após terminarem seus respectivos relacionamentos, acabam se encontrando e percebendo o sentimento de amizade se confundir com algo mais à medida que lembram acontecimentos do passado, como a música que marcou a relação dos dois anos atrás. A equipe de produção contou ainda com a presença de um nome muito especial: a atriz Deborah Secco, mulher de Hugo, é quem assina a preparação de elenco.

"A importância da Deborah é sempre muito grande, ela tem muito a nos ensinar. Afinal, são 32 anos trabalhando nessa área. Para mim, na verdade, é uma honra tê-la por perto no set, nesse processo. Só tenho a agradecer, ela foi imprescindível."