Angélica fala sobre preocupação com a forma que a filha, Eva, vai lidar com a pressão pela beleza: 'Já valorizo muito a autoestima dela'

02/11/2020

Por Thaís Meinicke, Gshow — Rio de Janeiro

COMPARTILHE

Apresentadora reflete sobre vaidade e a busca cada vez mais precoce pela perfeição nas novas gerações

No último sábado, 31/10, foi a vez de falar sobre vaidade no Simples Assim. Angélica recebeu convidados famosos e anônimos para entrevistas e experimentos que mostravam como a pressão pela beleza está presente no dia a dia e o que é realmente importante para mantermos a autoestima elevada e vivermos de bem com o espelho. Agora, a apresentadora reflete sobre o assunto e conta como esses padrões se fizeram presentes ao longo da sua vida, além de falar das preocupações que tem com a filha, Eva, de 8 anos, num mundo em que a busca pela perfeição se tornou tão intensa, com procedimentos estéticos cada vez mais prematuros e filtros que escondem imperfeições e tomam conta das redes sociais.

"Eu sou vaidosa, mas acho que é por conta do meu trabalho, por ter começado muito cedo também a viver nessa exposição da imagem. Quando não estou trabalhando, às vezes fico até mais desleixada, não fico muito ligada nisso."

Angélica fala sobre sua relação com a vaidade — Foto: Globo/João Miguel Júnior

Angélica já contou que, na adolescência, sofreu muito para se encaixar nos padrões de beleza impostos pelo mundo artístico, fazendo as mais variadas dietas e até tomando remédios para emagrecer. Agora, no entanto, ela preza pela saúde acima de qualquer loucura pela aparência. "Gosto de estar me sentindo bem, com o corpo forte, pronto para a vida. Por isso, faço exercícios. As ruguinhas, essas coisas, eu cuido, mas muito por conta da imagem, da televisão, porque essas câmeras mostram tudo e mais um pouco. Não é um desespero para mim", explica.

"Nunca fiz cirurgia plástica. Farei, provavelmente, mas ainda não está na hora. Nunca tive esse exagero de querer paralisar tudo. Se tem uma coisa me incomodando, eu vou lá e faço, mas não é nada que me tire do sério."

Angélica fala de sua relação com a vaidade — Foto: Globo/João Miguel Júnior

Para a apresentadora, a vaidade está relacionada à autoestima, mas é preciso ficar atento aos excessos. "Autoestima é fundamental, faz parte da saúde você olhar no espelho e pensar 'estou bem hoje'. É legal se cuidar, se tratar, se permitir estar bem. Isso ajuda em todo o resto: no trabalho, no relacionamento... É aquela coisa que todo mundo fala da tal 'beleza que vem de dentro para fora'. Ela é a autoestima, né? Eu acredito muito nisso, em você lá dentro trabalhar isso e se sentir bem", diz.

"Já tive momentos na vida em que achava que não estava legal. E não estava mesmo. Dentro não estava bom, então fora não ia estar. Isso parece historinha, mas é verdade. Quando estamos nos sentindo bem, com a autoestima elevada, as pessoas nos reconhecem assim, olham achando tudo mais bonito."

Angélica fala de sua relação com a vaidade — Foto: Globo/João Miguel Júnior

Em tempos de tantos filtros nas redes sociais para esconder imperfeições e procedimentos estéticos feitos cada vez mais precocemente por meninas que almejam a aparência perfeita, Angélica se preocupa com a maneira que as novas gerações encaram a questão da beleza. "Me preocupo sim com essa geração que muito cedo já faz procedimento, bota peito, bota boca, muda o rosto... Acho que fica uma briga com o espelho, uma falta de identificação da própria personalidade muito séria – e não é saudável, nem um pouco".

Em meio a tudo isso, a forma com que sua filha, Eva, de 8 anos, vai lidar com essa pressão da sociedade pela beleza também é motivo de atenção. "Tenho essa preocupação, porque minha filha vem nessa geração. Na hora certa, vou conversar muito sobre isso e valorizar tudo o que ela tem de lindo, mostrar que o bonito são as atitudes, as ações, a forma como ela vê o mundo... Isso é beleza, né? Acho que vai dar trabalho, porque na mídia e no meio digital é tudo muito forte, é uma pressão muito grande hoje. Mas também acho que vai dar certo, porque vou estar ali do lado. O importante é termos um olhar carinhoso para o filho nessas horas. Vai ser difícil para ela e para mim também, mas vamos estar juntas", garante.

Angélica com a filha Eva no Carnaval deste ano — Foto: Reprodução/Instagram

A apresentadora acredita que o exemplo é a melhor forma de ajudar a filha a lidar com a vaidade de forma mais desencanada. "Já valorizo muito a autoestima dela e falo o que ela é, o que ela tem, a acho que a Eva vai ter esse exemplo. Em casa, ela vê que a mãe, apesar de lidar com imagem, é muito tranquila em relação a isso, que é o que importa".

Angélica admite que gosta de servir de inspiração para outras mulheres, mas prefere que seja referência por suas atitudes em busca de uma vida saudável. "Claro que fico feliz quando uma mulher vem e fala do meu cabelo, da maquiagem... É gratificante, a autoestima agradece. Só fico muito preocupada com essa comparação, porque as pessoas são diferentes. Cada um tem a sua beleza, seu jeito, formato de corpo, de cabelo, de olho. Não dá para querer ser alguém. Você tem que ser a sua melhor versão", acredita.

"Servir de inspiração para coisas boas, eu quero sempre, como para a saúde física e mental. Porque é isso, a gente se inspira mesmo. Também me inspiro em pessoas que acho que têm a ver comigo. Mas é só uma inspiração, porque a real mesmo tem que ser você com o espelho."