PREPARANDO O FUTURO - Alunos da equipe “I, Robot” recebem Bolsas de Iniciação Científica Júnior (CNPq)
06/12/2021

COMPARTILHE
As bolsas correspondem a dois projetos submetidos pela equipe
Por Marcus Miranda03/12/2021 - Última atualização 03/12/2021
A equipe “I, Robot”, do Centro de Ciência, Tecnologia e Inovação (CCTI) segue sendo destaque e acumulando títulos. Esta semana, alunos que integram a chamada equipe de elite, receberam três Bolsas de Iniciação Científica Júnior – CNPq, após terem seus projetos aprovados na Mostra Nacional de Robótica (MNR).
As bolsas correspondem a dois projetos submetidos pela equipe, sendo um deles intitulado: “Grávidas em Ação” e o outro “Transformando Máscaras em Telhas”. O primeiro trata sobre a necessidade da prática de atividades físicas no período da gestação, oferecendo ferramentas tecnológicas que auxiliam nessa atividade.
Já o outro projeto é uma alternativa de combate à poluição ao meio ambiente, tendo em vista o descarte incorreto de máscaras. A ideia é criar pontos de coleta, assim como robôs, que fariam este recolhimento e em seu próprio reservatório derreteriam esse material, o tornando apto a ser transformado em telhas.

"Essa conquista nos mostra que estamos no caminho certo", disse o secretário de Tecnologia e Inclusão Digital, Jadir Lima
O secretário de Tecnologia e Inclusão Digital, Jadir Lima, destacou a relevância da bolsa para o futuro dos jovens. “Essa conquista nos mostra que estamos no caminho certo. Essas bolsas são importantíssimas e representam um verdadeiro incentivo tanto na vida escolar, quanto futuramente na vida profissional desses jovens, visto que a bolsa conta pontos em universidades e, consequentemente, abre portas no mercado de trabalho”, explicou.
Na Mostra Nacional de Robótica do ano passado, a “I, Robot”, por meio do projeto “Brincar: os primeiros passos para uma cidade inteligente e modelada”, também foi contemplada com uma bolsa de iniciação científica. Válida por um ano, os contemplados recebem no final uma certificação de Cientista Júnior.

“I, Robot” acumula uma série de medalhas em competições locais, nacionais e até internacionais
“I, ROBOT” – A equipe é composta atualmente por cinco integrantes, sendo eles: Luciano Sampaio, Wilson Lima, Fernanda Korinivski, Giulia Amaral e Sophie Tejkowski. Desde 2016 a “I, Robot” acumula uma série de medalhas em competições locais, nacionais e até internacionais.
VEJA TAMBÉM