Prefeitura prorroga campanha de recadastramento para usuários do transporte público até 17 de abril

04/04/2024

Fonte: boavista.rr.gov.br Por Isaque Santiago

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O atendimento ocorre na sala de fiscalização de transporte no Terminal de Ônibus Urbano – José Campanha Wanderley, no Centro

Para garantir que todos os usuários do transporte público coletivo consigam fazer o recadastramento para habilitação da biometria facial, a Prefeitura de Boa Vista prorrogou até o dia 17 de abril os atendimentos ao público. Após esse prazo, quem não atualizar o cadastro não poderá mais utilizar o cartão nos novos validadores de bilhetagem eletrônica, equipados com a nova tecnologia.

O atendimento ocorre na sala de fiscalização de transportes, no Terminal de Ônibus Urbano – José Campanha Wanderley, no Centro, das 7h às 17h. O recadastramento é gratuito e o cidadão deve apresentar cópias e originais do RG, CPF e comprovante de residência.

Estudantes devem apresentar comprovante de matrícula ou declaração de vínculo com a instituição de ensino. Para pessoas com deficiência (PCDs), além dos documentos pessoais, é necessário um laudo atualizado. Quem utiliza o Cartão Cidadão deve apresentar apenas os documentos pessoais.

Desde o início da campanha, em janeiro, menos da metade dos usuários atualizaram o cadastro. Tiago Lima, gerente da Cidade de Boa Vista Transportes Urbanos Ltda., empresa com a concessão do transporte público coletivo na capital, explica que após 17 de abril ainda será possível fazer o recadastramento.

“Removeremos os validadores antigos e, para voltar a utilizar o cartão, o cidadão deverá atualizar o cadastro. Não faremos mais recargas nos cartões antigos para agilizar o processo”, pontua.

A campanha – Iniciada em janeiro, priorizou inicialmente o público preferencial com gratuidade total, começando pelos idosos, com cerca de 3 mil beneficiários, e pessoas com deficiência (PCD), com aproximadamente 3 mil passageiros. No mês seguinte, os estudantes, com cerca de 10 mil cadastrados, que têm desconto de 50% na tarifa, foram atendidos. Em março, iniciou-se o atendimento aos 3 mil passageiros do público geral que utilizam o cartão cidadão.

Mais segurança – O novo sistema reconhece a identidade da pessoa a partir de uma imagem capturada pela câmera integrada ao aparelho. A imagem é comparada com a foto do cadastro do usuário, e se houver compatibilidade, o acesso é liberado. Caso contrário, o cartão pode ser bloqueado, e o usuário pode ser notificado.