NA MATERNIDADE | Medidas estratégicas garantem segurança de pacientes

31/08/2021

Escrito por Aymê Tavares

COMPARTILHE

Com o objetivo de promover um ambiente saudável e seguro, o Hospital Materno Infantil Nossa Senhora de Nazareth tem mantido todos os cuidados necessários para garantir que servidores e pacientes tenham a assistência adequada durante a prestação dos serviços à população. Entre as estratégias para alcançar esse objetivo estão o trabalho da Comissão de Controle de Infecção Hospitalar e o Núcleo de Segurança do Paciente.

Criado há cinco anos, o Núcleo de Segurança do Paciente estabelece estratégias por meio de uma cooperação entre a Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária), MS (Ministério da Saúde) e Fiocruz (Fundação Oswaldo Cruz), que tem possibilitado a prática de seis protocolos básicos de segurança durante as atividades no ambiente de trabalho.

De acordo com a coordenadora do Núcleo, Ana Célia de Araújo Costa, os protocolos reforçam os passos que devem ser seguidos durante todo processo de desempenho das tarefas diárias, a segurança na prescrição médica, o uso e a administração correta de medicamentos, a identificação dos pacientes, a redução de ocorrências de quedas de pacientes e os danos que elas causam, redução de risco de eventos adversos durante o ato cirúrgico, prevenção da ocorrência de úlcera por pressão (UPP) e outras lesões da pele.

“Toda a unidade pode participar ativamente da prevenção de eventos adversos e por isso, diariamente verificamos a forma como a assistência é prestada, com foco em evitar casos de quedas, evasões de pacientes e outras questões que possam comprometer a assistência. O objetivo é sempre manter o diálogo com toda a equipe profissional, com as pacientes e acompanhantes para garantir a prestação dos serviços da melhor maneira possível", explicou a coordenadora.

E quando se trata de infecção hospitalar, que pode ser adquirida durante a internação do paciente ou procedimentos hospitalares, a principal medida de controle é a higienização das mãos realizada de forma correta nos momentos indicados. Por isso o SCIH (Serviço de Controle de Infecção Hospitalar) da Maternidade atua em todos os setores do hospital, visando evitar a infecção relacionada à assistência à saúde.

O primeiro passo para o sucesso do serviço, é a convocação das reuniões de equipe para reforçar normas, rotinas e fluxos. A partir disso é possível realizar capacitações sobre a prevenção de infecções, para garantir a redução das taxas de infecção e melhorar a qualidade do serviço prestado.

De acordo com a coordenadora do Serviço de Controle de Infecção Hospitalar, Flavia Lima, todos os dias são realizadas orientações e inspeções com os profissionais para tirar dúvidas e garantir que haja a esterilização e desinfecção adequada de insumos e equipamentos e cumprimento das rotinas de limpeza do hospital, procedimentos de rotina da enfermagem e equipe médica.

“Toda a semana é realizada a inspeção visual, com análise de prontuários, exames laboratoriais e de imagem, além do contato telefônico com os pacientes que realizaram procedimentos cirúrgicos, como a cesariana por exemplo, para saber o que acharam, ou seja, a parte educativa não deixa de ser realizada, com rodas de conversa nos setores com os funcionários, fazemos atividades de incentivo ao controle hospitalar, como também dos funcionários e acompanhantes", finalizou.