Instituição que promove acessibilidade terá assistência jurídica da Defensoria A Associação Brilhante Estrela da Manhã ajuda mais de 300 pessoas com deficiência, entre crianças, adolescentes e adultos

11/03/2021

ASCOM DPE

COMPARTILHE

Acesso à justiça gratuita para todos: a Defensoria Pública do Estado de Roraima (DPE-RR) acredita nisto e não mede esforços para levar orientação e assistência a quem precisa. Em mais uma ação de levar garantia de direitos, o defensor público-geral, Stélio Dener, visitou a Associação das famílias e pessoas com deficiência “Brilhante Estrela da Manhã”, localizada no município de Rorainópolis, no sul do estado.

A visita fez parte da agenda de compromissos do defensor público-geral no município, ocorrido no dia 6. Além de conhecer o trabalho prestado pela instituição social, a ida do defensor rendeu várias orientações jurídicas aos assistidos de Rorainópolis.

Dener conta que o trabalho da Associação é fundamental para a promoção da acessibilidade. “O objetivo da visita, antes de mais nada, é se aproximar da realidade e entender as necessidades das usuárias e usuários. A Defensoria Pública firma seu compromisso para garantir assistência a esse público. Estamos à disposição para fazer o que tiver ao nosso alcance para levar a garantia de direitos”, disse.

A Associação Brilhante Estrela da Manhã ajuda mais de 300 pessoas com deficiência, entre crianças, adolescentes e adultos. No local são prestados serviços de atendimento psicológico, fisioterapêutico e fonoaudiologia. A instituição presta também assistência social para marcação de consultas médicas e ajuda de custeio (como passagens e alimentação) de famílias que não têm como se deslocar do município até a capital para solicitar atendimento.

A coordenadora geral da instituição, Raíza de Andrade Nogueira, explica as dificuldades de conseguir atendimentos e ressalta a importância da assistência jurídica. “ O defensor se colocou totalmente à disposição para prestação de serviços jurídicos em relação às crianças e à garantia de benefícios. Muitas vezes o atendimento é negado, às vezes temos crianças que precisam de atendimento fora de domicílio e é uma burocracia muito grande. A assistência jurídica ajuda bastante”, ressaltou Raíza.

MAIS SOBRE BRILHANTE ESTRELA DA MANHÃ – A Associação Brilhante Estrela da Manhã de Rorainópolis foi fundada há 8 anos pela moradora do Município Maria de Andrade, e se mantém através de doações locais e de instituições públicas. Anualmente, atende de 300 a 350 pacientes. Os serviços de psicologia, fisioterapia e fonoaudiologia são prestados voluntariamente por servidores do próprio município uma vez por semana. Por conta da pandemia, esses serviços estão suspensos temporariamente. No entanto, os agendamentos de consultas médicas permanecem.