Indígena é aprovada em vestibular e consegue emprego após capacitação na Escola do Legislativo

30/10/2019

Dupla conquista ocorreu após aluna passar por pelo menos dez cursos diferentes na Escola do Legislativo

COMPARTILHE

Poderia ser mais uma história de uma aluna que alcançou seus objetivos com ajuda da Escola do Legislativo Cursos Preparatórios. Mas para a recepcionista Josinara Pinho, de 32 anos, a conquista foi em dobro. Além de conseguir um emprego, ela realizou seu maior sonho, a aprovação no vestibular.

O ingresso no curso de Gestão Territorial Indígena da Universidade Federal de Roraima para ela é resultado de muita persistência. Ela conta que teve dificuldades no começo dos estudos. “Eu tinha muita dificuldade em termos de português e redação, mas na Escola ninguém me deixou desanimar. Quando eu fiz a prova falei que não iria conseguir e quando olhei meu nome no 9º lugar, vi o meu sonho sendo realizado”, contou Josinara emocionada.

Josinara nasceu e cresceu na Terra Indígena Raposa Serra do Sol, e é filha e neta de índios. Para ela, cursar Gestão Territorial Indígena é a chance para conhecer ainda mais a cultura dos povos da região. “Eu acho muito linda a história e, apesar de não ter vivido muito isso, cresci com essas informações. Não vejo a hora das aulas iniciarem para que eu viva tudo isso”. Ela terá que aguentar esta ansiedade até o início do próximo, quando iniciarão as aulas na UFRR.

A agora acadêmica parou de estudar em 2005 para se dedicar à família. Em março deste ano, ela decidiu retornar aos estudos com a ajuda dos cursos de capacitação da Escola do Legislativo. Além do pré-vestibular, na unidade ela recebeu orientações sobre gestão de pessoas, técnicas para recepcionista, comunicação, atendimento ao público, auxiliar administrativo, cerimonial, informática, entre outros.

Depois de tanto conhecimento adquirido, o resultado veio logo, com a tão desejada vaga de emprego. “Quando comecei os cursos, minha intenção era conseguir um emprego, eu sabia que lá eu teria uma oportunidade de enriquecer o meu currículo”.

Há dois meses, Josinara trabalha como recepcionista na Clínica Especializada Coronel Mota. Para ela, o currículo foi fundamental para a contratação. “No momento da minha entrevista, o meu currículo foi o que mais chamou atenção dos contratantes. Foi por meio dos cursos que eu consegui o emprego e, hoje, me sinto completa e capaz de atender qualquer necessidade do meu trabalho”, destacou.

Apoio

Mãe de dois filhos, quando decidiu cair de cabeça nos estudos, Josinara contou com o apoio da família, especialmente do marido Maycon Lima. “Tenho orgulho muito grande dela, porque vi o tanto que ela lutou para conseguir tudo isso aí. Ela tem muita garra e é tudo para mim”, disse o companheiro dela.

Outra incentivadora de Josinara é a professora da Escola do Legislativo, Laeny Amaral, que expressa carinho e admiração. Laeny explica que a conquista dos alunos também é conquista para a Escola. “Quando os alunos chegam à instituição, muitas pessoas já chegam desacreditadas do que poderão conseguir. Tudo isso é uma conquista também para a Escola do Legislativo, porque tá fazendo o diferencial e, essa proposta do Poder Legislativo, é incrível”.

A Escola do Legislativo Cursos Preparatórios, Unidade Silvio Botelho, oferta cursos voltados para a área de idiomas, informática, capacitação, preparatórios para concursos e ENEM/Vestibular. Os interessados podem ligar no telefone 98402-3402, ou mesmo ir até a unidade, localizada na Rua Sólon Rodrigues Pessoa, nº 1313.

Texto: Jéssica Sampaio
Foto: Eduardo Andrade

SupCom ALE-RR