Estácio promove debate sobre contaminação do meio ambiente pelo descarte incorreto de remédios
30/09/2021
COMPARTILHE
Na Semana de Sustentabilidade e Responsabilidade Social da Estácio da Amazônia, o descarte incorreto de medicamentos e as consequências de contaminação do meio ambiente será tema de debate na programação desta quarta-feira (29). A iniciativa é dos cursos de Biomedicina e Farmácia e a professora Iara Leão de Souza vai conduzir o bate papo, marcado para iniciar às 19h30.
A professora, que é doutora em Farmacologia, explica que uma das problemáticas envolvendo a contaminação do meio ambiente e até da população está relacionada ao descarte de remédios e demais produtos de saúde. “Com o crescimento dos serviços de saúde, se os descartes não forem feitos corretamente, podem contaminar as diferentes pessoas e o próprio meio ambiente”, reforça.
Iara afirma que o objetivo central do encontro é chamar atenção não só dos alunos, mas também das pessoas que fazem corriqueiramente o descarte incorreto em suas casas, como jogar um remédio vencido no lixo comum ou na descarga. Segundo ela, tudo acaba sendo levado para o sistema de tratamento de esgoto da cidade e para os aterros sanitários, causando problemas de saúde pública e para o meio ambiente.
Para concluir o debate, os professores também vão esclarecer dúvidas e apresentar a maneira correta de fazer o descarte de medicamentos. De acordo com a professora, as unidades de saúde da cidade são alguns locais onde a população pode entregar medicamentos sem uso ou vencidos. Algumas farmácias também oferecem ponto de coleta.
TI
O curso de Sistema de Informação também terá uma palestra sobre a 'Relação da informática com as mudanças climáticas'. Os professores vão falar, dentre outros pontos, sobre inteligência artificial, Data Science e análise de dados.
SERVIÇO
Bate papo: Contaminação do meio ambiente pelo descarte inadequado de medicamentos
Data: 29/09 - 19h30
Via Teams (https://bityli.com/2Kajw9)
Bate papo: A relação da informática com as mudanças climáticas
VEJA TAMBÉM