Encerramento da Semana do Bebê contou com a presença de parceiros que são referências no país e no mundo

27/09/2022

Fonte: boavista.rr.gov.br Por Melissa Gomes

COMPARTILHE

No evento desta sexta-feira, 23, o diretor executivo da Promundo, Luciano Ramos, palestrou sobre paternidade

Durante o encerramento da Semana do Bebê e as comemorações de aniversário do Programa Família que Acolhe nesta sexta-feira, 23, alguns parceiros estiveram presentes no evento. Isso porque, o programa atua em parceria com grandes instituições nacionais e internacionais, que ajudam no fortalecimento das políticas públicas integradas na Primeira Infância em Boa Vista.

Luciano Ramos é diretor executivo da Promundo, uma organização não governamental que está desenvolvendo uma parceira com o FQA. A instituição promove a prevenção da violência e o envolvimento dos homens em todo o processo de desenvolvimento da criança. Durante o evento de encerramento da Semana do Bebê, ele deu uma palestra sobre Paternidade, buscando incentivar uma maior participação da figura paterna na rotina dos filhos.

"Percebi que os homens estão cada vez mais envolvidos em todo o processo do desenvolvimento dos filhos, e isso é muito bom”, disse Luciano Ramos

“Esse tema é justamente para contribuir e trazer um olhar acerca da paternidade e do cuidado. Cada vez que o homem participa do cuidado da criança, reduz a sobrecarga nas mulheres. Percebi que os homens estão cada vez mais envolvidos em todo o processo do desenvolvimento dos filhos, e isso é muito bom”, disse Luciano Ramos.

Outro parceiro que destacou sobre o fortalecimento do programa e trabalho em cima de pontos importantes do FQA é a Associação Voluntários para o Serviço Internacional Brasil (AVSI Brasil), que tem uma parceria junto coma Fundação Bernard Van Leer, referência em primeira infância no mundo todo.

“Temos essa parceria com a prefeitura de Boa Vista desde 2019, ajudando a fortalecer o programa Família que Acolhe e trabalhando com diversos componentes em pontos de atenção dentro do sistema, como de descentralização no atendimento e o Urba95, que veio diversos prefeitos de todo o Brasil para conhecer de perto esse trabalho incrível que a cidade de Boa Vista vem desenvolvendo com o FQA, ao longo dos 9 anos de criação. Fizemos um relatório final de todos os pontos que trabalhamos e tivemos um resultado satisfatório”, relatou Débora Devis, gerente de projetos da AVSI Brasil.

Durante esses 9 anos, o programa já contou com as Fundações Maria Cecília Souto Vidigal (MCSV), Getúlio Vargas (FGV), Bernard Van Leer (Holanda), como também a Avsi Brasil, Universidade de Harvard, dentre outros. De acordo com a secretária municipal de Projetos Especiais (SMPE), Andréia Neres, o programa Família que Acolhe foi se moldando desde a sua criação em 2013 e cada vez mais valorizando essas instituições parceiras.

“Esses parceiros têm grandes referências não só nacional como também internacionalmente sobre a Primeira Infância. Por isso Boa Vista é referência de capital da primeira infância para nossas crianças”, disse a secretária.

__________________________

FOTOS:

Welika Matos - https://flic.kr/s/aHBqjA8hmC