Caer realiza melhorias em estruturas de tratamento na capital
17/08/2021

COMPARTILHE
ÁGUA DE QUALIDADE
Caer realiza melhorias em estruturas de tratamento na capital
Para garantir água de qualidade para a população, a Companhia de Águas e Esgotos de Roraima está substituindo dispositivos responsáveis pela filtragem inicial de nove filtros russos da Estação de Tratamento de Água 3, localizada no Bairro São Pedro.
A troca dos materiais iniciou na quinta-feira, 12. Técnicos da Companhia estão substituindo os produtos utilizados no início do processo de tratamento, como areia, seixo e carvão antracito, responsáveis pela filtragem dos acúmulos de resíduos da água bruta captada no Rio Branco.
Foram adquiridos 111 mil m³ de areia, seixo rolado e ainda 120 mil quilos de carvão antracito, totalizando um investimento de R$ 500 mil.
O Biólogo e especialista em meio ambiente e recursos hídricos da Caer, Leônidas Filho, explica que o material filtrante é necessário no processo. “Porque mesmo após o tratamento feito na ETA, durante a floculação e decantação podem ainda passar algumas partículas ou material patógeno, afetando assim a qualidade da água”.
Conforme o presidente da Caer, James Serrador, a manutenção vai promover melhorias no sistema de distribuição de Boa Vista. “ Nosso principal produto é a água potável, por isso temos feito investimentos para garantir produção de qualidade e também aferir excelência, por meio do nosso laboratório de controle de qualidade, de modo a garantir para a polução a segurança necessária ao consumo”, disse Serrador.
Mais investimentos
A empresa ampliou o fornecimento de água na capital em 2,8 milhões de litros. Essa quantidade somada ao que é produzido no Centro de Captação e Estação de Tratamento (ETA), que capta água do Rio Branco, totaliza atualmente 127 milhões de litros por dia em Boa Vista, que detém 70% da população do Estado.