Trem deixa a Coreia do Norte rumo à Rússia; Kim e Putin devem se encontrar na terça, diz imprensa sul-coreana
12/09/2023

COMPARTILHE
Governos nacionais confirmaram o encontro entre os dois líderes. Expectativa é que líder russo tente conseguir armamentos para usar na Guerra na Ucrânia.
Um trem supostamente levando o ditador Kim Jong-un deixou a Coreia do Norte em direção à Rússia segunda (11), no horário local, para um encontro com o líder russo Vladimir Putin na terça-feira (12), informou a mídia sul-coreana.
O encontro, antecipado pelo jornal norte-americano "The New York Times", foi confirmado pelo governo russo que afirmou que ambos se encontrarão "nos próximos dias". A agência de notícias estatal norte-coreana também confirmou a visita sem especificar quando e onde.
Um trem de cor verde escura com linhas amarelas foi visto em um trilho da província de Jilin, na China, próximo à fronteira com a Coreia do Norte e a Rússia. Ele é semelhante ao utilizado anteriormente por Kim Jong-un em eventos internacionais.
Putin está em Vladivostok, onde ocorreu o último encontro com Kim, em, 2019, logo após o colapso nas negociações de desarmamento nuclear da Coreia do Norte com o então presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, que chegou a se reunir com Kim.
Por que os dois vão se encontrar
A expectativa é que Putin use a reunião para tentar obter armamentos para usar na guerra na Ucrânia, segundo fontes do governo norte-americano ouvidas pela agência de notícias Associated Press.
A Coreia do Norte detém um arsenal de armas desenvolvido de acordo com os padrões soviéticos que poderiam ser utilizados no conflito.
Jon Finer, o vice-conselheiro-chefe de segurança nacional do presidente dos EUA disse a repórteres que essa "pode ser a melhor e a única opção" para Moscou manter o esforço na guerra.
“Temos sérias preocupações sobre a possibilidade de a Coreia do Norte vender armas aos militares russos", disse ele.
VEJA TAMBÉM