Terremoto na Turquia: repórter pega criança no colo e busca local seguro após prédio cair
07/02/2023

COMPARTILHE
Imagens transmitidas ao vivo por uma emissora de TV turca nesta segunda-feira registraram o momento em que um prédio cai como consequência de um forte terremoto que atingiu a Turquia, deixando milhares de mortos e feridos, considerando também as vítimas registradas na Síria. Por volta das 4h (22h no horário de Brasília), ocorreu o primeiro tremor, de magnitude 7,8, que gerou abalos sentidos até na Groenlândia.
No vídeo da rede de notícias A Haber, um repórter e um cinegrafista correm logo após a queda de um edifício em Matatya, no leste do país, depois que um tremor secundário de magnitude 7,5 atinge a região. Em seguida, o jornalista aparece correndo até uma garota e pegando-a no colo para levá-la a um ponto com mais segurança. Ao redor deles, é possível ver muita poeira e detritos. A exibição ao vivo ocorreu por volta das 13h30 (7h30 no horário de Brasília).
Terremoto causa quase 2 mil mortes
O presidente turco, Tayyip Erdogan, disse que todos estavam “colocando seu coração e alma” nos esforços de resgate depois que cerca de 3 mil edifícios desabaram.
Os tremores do terremoto foram sentidos em Beirute, no Líbano. Ayham Marjeh estava transmitindo ao vivo na estação árabe Al Mayadeen quando o estúdio de notícias tremeu. Ele descreveu o momento como “aterrorizante” em um post no Twitter.
Pelo menos 2.818 prédios desabaram com o tremor, o que sugere um número de vítimas muito maior.
VEJA TAMBÉM