Piada de apresentador do Oscar sobre história de 'Ainda estou aqui' é criticada por brasileiros
04/03/2025

COMPARTILHE
'Minha esposa falou que adorou a história e queria que acontecesse com ela', disse sobre possibilidade de ele desaparecer como Rubens Paiva, assassinado durante ditadura.
Em sua estreia no Oscar®, Conan O' Brien foi criticado por brasileiros por fazer uma piada com a trama de "Ainda Estou Aqui". A piada foi considerada de mau gosto e causou polêmica nas redes sociais. Fernanda Torres apareceu rindo durante a menção ao filme (veja no vídeo acima).
"O filme 'Ainda estou aqui' fala de uma mulher que tem que viver sozinha depois do marido desaparecer. Minha esposa falou que adorou a história e queria que acontecesse com ela".
No filme dirigido por Walter Salles e baseado no livro de Marcelo Rubens Paiva, o ex-deputado federal Rubens Paiva desaparece. Eunice Paiva dedicou 40 anos de sua vida à busca pela verdade sobre o desaparecimento de seu marido. Rubens foi assassinado em janeiro de 1971, durante a ditadura militar no Brasil.
O filme original Globoplay se tornou o primeiro longa brasileiro a vencer o Oscar, na categoria Melhor Filme Internacional.
Nas redes sociais, o apresentador foi criticado por alguns brasileiros, que consideraram a piada inadequada. Na trama do filme, Eunice Paiva (Fernanda Torres), precisa se reinventar para cuidar da família após o desaparecimento do marido, Rubens Paiva (Selton Mello), que é morto pela ditadura militar.
“A piada do Conan O'Brien sobre ‘Ainda estou aqui’ foi de muito mau gosto, não foi de bom tom, nem um pouco”, escreveu uma usuária do X (antigo Twitter).
Como foi a estreia de Conan O'Brien no Oscar?
Esta foi a primeira vez que o comediante, produtor e apresentador vai comandar a cerimônia. Em 2023, o responsável por apresentar a premiação foi Jimmy Kimmel. O apresentador voltava ao palco depois de comandar o evento 2017 e 2018. Nos três anos seguintes, o Oscar não teve apresentadores.
Ao mencionar Karla Sofía Gascón, polêmica protagonista de "Emilia Pérez", ele disse que seria ótimo que ela postasse sobre o Oscar em seu perfil no X. "Aliás, meu nome é Jimmy Kimmel", disse, em referência ao fato de ela poder o criticar.
Gascón foi alvo de críticas por posts de teor racista e xenofóbico feitos por ela entre 2020 e 2021 no X (antigo Twitter). Ela chegou a se manifestar com tentativas de pedidos de desculpas, que foram interpretados como ataques às pessoas que a criticavam.
Conan começou sua performance "saindo de dentro" da Demi Moore em paródia de "A Substância". O filme explora o gênero "body horror", modalidade de filmes que usa cenas explícitas, grotescas e corporais para afligir os espectadores.
"'Um completo desconhecido', 'Uma verdadeira dor' e 'Nosferatu': essas são apenas três expressões que já me chamaram no tapete vermelho", ele disse, também no começo da premiação.
VEJA TAMBÉM