Pai que ajudou atleta em chegada icônica em Barcelona morre aos 81
05/10/2022

COMPARTILHE
Jim Redmond protagonizou um dos momentos mais emocionantes da história olímpica ao invadir a pista e amparar o filho Derek até a linha de chegada após um rompimento de tendão
A cena é uma das mais memoráveis da história das Olimpíadas: após romper o tendão de aquiles na reta final da semifinal dos 400m rasos, Derek Redmond vê o pai invadir a pista e, apoiado nele, cruza a linha de chegada. Jim Redmond faleceu nesta terça-feira, aos 81 anos, mas deixou como legado um dos momentos mais inspiradores do esporte.
Derek Redmond é apoiado pelo pai, Jim, em Barcelona 1992 — Foto: Getty Images
- Nossos pensamentos estão com Derek Redmond e sua família após a morte de seu pai, Jim. Juntos, eles nos trouxeram um dos momentos mais inspiradores da história olímpica - disse o Comitê Olímpico Internacional.
Redmond chegou a Barcelona determinado a espantar o fantasma das Olimpíadas de Seul 1988, quando um problema no tendão de aquiles o tirou da disputa dois minutos antes de sua bateria de estreia. Quatro anos e cinco cirurgias depois, no auge da forma, entrava na pista como favorito para brigar por uma vaga na final, após fazer o tempo mais rápido da primeira fase e vencer sua bateria na segunda. No meio da semifinal, no entanto, sentiu uma fisgada e soube imediatamente que tinha rompido o tendão. O sonho olímpico estava encerrado.
A sentença, no entanto, não foi suficiente para tirar Redmond da pista. Determinado a terminar a bateria, seguiu pulando em uma perna, apesar dos protestos dos oficiais. Foi quando seu pai saltou da arquibancada, driblou a segurança e amparou o filho até a linha de chegada. A dramática cena da dupla percorrendo os 100 metros finais levou o Estádio Olímpico ao delírio e fez com que Redmond deixasse Barcelona com o título de herói olímpico, mesmo sem medalha.
- Ele tentou me convencer a desistir no início. Disse que eu não tinha nada para provar e que não precisava fazer isso, mas eu disse que ia terminar. Então ele disse que faríamos juntos e eu cruzei a linha de chegada em lágrimas - recordou Derek anos depois.
VEJA TAMBÉM