'Night Stalkers': quem é o grupo de elite dos EUA visto perto da Venezuela e que atuou na morte de Bin Laden
24/10/2025

COMPARTILHE
Unidade surgiu nos anos 1980 e participou de operações complexas dos EUA, incluindo a 'Guerra ao Terror'. Maduro é classificado como narcoterrorista pelos EUA.
A aparição de helicópteros militares dos Estados Unidos no Caribe, recentemente, chamou a atenção por um motivo que vai além das tensões com a Venezuela. As aeronaves faziam parte dos “Night Stalkers”, uma unidade de elite do Exército americano especializada em operações secretas e complexas. Em 2011, o grupo teve papel importante na ação que matou o terrorista Osama Bin Laden, no Paquistão.
A expressão “Night Stalkers” significa “Caçadores da Noite”, em uma tradução livre. O grupo surgiu na década de 1980, com foco em operações noturnas de alta complexidade.
- Oficialmente conhecido como 160º Regimento de Aviação de Operações Especiais (SOAR), o esquadrão também realiza missões diurnas com alta precisão.
- A unidade ganhou destaque a partir de 2001, ao participar ativamente da Guerra ao Terror liderada pelos Estados Unidos após os ataques de 11 de setembro.
- Atualmente, o grupo presta apoio ao Comando Sul das Forças Armadas americanas, responsável por operações na América do Sul e no Caribe.
O esquadrão é composto por helicópteros de ataque pesados, como o MH-60 Black Hawk e o MH-47 Chinook, além de modelos leves, como o MH-6 e o AH-6 Little Bird. Também há uma divisão especializada em drones de reconhecimento e inteligência.
“Sinceramente, acho que essas pessoas são os melhores pilotos de helicóptero do mundo… Eles são os pilotos de Fórmula 1 da aviação”, disse Steven Hartov, autor do livro The Night Stalkers, ao jornal britânico "The Guardian".
VEJA TAMBÉM

























