Marco Rubio e Mark Wahlberg são vistos com cruz desenhada na testa; entenda o que significa e a relação com a Quarta-Feira de Cinzas

07/03/2025

Fonte: Por g1

COMPARTILHE

Gesto significa penitência que seguidores do catolicismo passam durante a Quaresma, período entre o Carnaval e a Páscoa.

O que o secretário de Estado dos EUA, Marco Rubio, e o ator de Hollywood Mark Wahlberg têm em comum? Ambos utilizaram uma cruz cinza desenhada na testa em aparições públicas na quarta-feira (5).

Rubio apareceu com o visual durante uma entrevista à TV americana "Fox News", enquanto o ator usou o símbolo em um vídeo postado em sua rede social.

A cruz cinza tem a ver com a Quarta-feira de Cinzas no calendário cristão, que coincide com o último dia de Carnaval no Brasil. O uso do símbolo, na testa ou no topo da cabeça, simboliza a penitência pela qual os fiéis passarão no período de Quaresma, que dura 40 dias e ocorre entre o Carnaval e a Páscoa.

"Com o sinal penitencial das cinzas sobre as nossas cabeças, iniciamos na fé e na esperança a peregrinação anual da Santa Quaresma", escreveu o papa Francisco em seu texto de abertura da Quaresma, publicado no final de fevereiro.

 

Segundo o papa Francisco, a Quaresma é um convite da Igreja para "preparar e abrir os corações das pessoas à graça de Deus para celebrar o triunfo pascal de Jesus Cristo sobre o pecado e a morte". O pontífice está internado no hospital tratando uma pneumonia bilateral desde 14 de fevereiro, mas ainda trabalha e escreve sermões.

De acordo com padres, a cruz é um "sinal sacramental" que faz parte da liturgia, composta pelas linguagens verbal e gestual. Ainda segundo a tradição da Igreja, as cinzas surgem da queima de ramos levados pelos fiéis à igreja durante o Domingo de Ramos.

A Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) diz que o uso de cinzas na cabeça faz parte do ato de "cobrir-se de cinzas" e está descrito em passagens do Antigo Testamento como maneira de purificação durante a Quaresma.

O uso da cruz por Marco Rubio durante a entrevista na "Fox News", em que foram discutidos temas como a guerra na Ucrânia, causou surpresa nas redes sociais e viralizou no X nos EUA. O secretário recebeu elogios, e um trecho da entrevista foi compartilhado pelo bilionário Elon Musk.

No Brasil não houve registro de celebridades utilizando uma cruz cinza na testa nesta quarta-feira. Em anos anteriores, o apresentador Marcos Mion já fez uso do símbolo.