Imigrante ilegal foge de tentativa de prisão, atropela agente da imigração e é morto nos EUA

15/09/2025

Fonte: Por g1

COMPARTILHE

Segundo comunicado do governo Trump, o homem, identificado como Silverio Villegas-Gonzalez, não respeitou a ordem de parada que recebeu dos policiais e acelerou para cima deles. Agente atropelado está hospitalizado.

Um imigrante ilegal acabou sendo morto após atropelar um agente de imigração ao tentar fugir de uma blitz, nesta sexta-feira (12), em Chicago, nos Estados Unidos.

Segundo comunicado do Departamento de Segurança Interna dos EUA, o homem, identificado como Silverio Villegas-Gonzalez, não respeitou a ordem de parada que recebeu dos policiais e acelerou para cima deles.

Um dos agentes, ao ser arrastado pelo veículo, então, atirou em Gonzalez, que tinha um histórico de direção imprudente, de acordo com o DHS:

"Temendo por sua vida, o policial disparou sua arma de fogo e atingiu o indivíduo".

 

O policial, que não foi identificado, ficou ferido e está hospitalizado, em condição estável.

 

"Estamos rezando pela rápida recuperação do nosso policial. Ele seguiu seu treinamento, usou a força apropriada e aplicou a lei adequadamente para proteger o público e as autoridades", afirma Tricia McLaughlin, secretária Assistente de Segurança Interna, em comunicado.

 

A ação de fiscalização onde tudo aconteceu estava sendo realizada em Franklin Park, um subúrbio de Chicago, e fazia parte de uma grande operação lançada pelo governo Trump no começo da semana, a Midway Blitz.

Nas últimas semanas, o presidente dos EUA, Donald Trump, vem afirmando que deseja fazer uma intervenção na segurança pública da cidade, liderada por adversários do Partido Democrata. No entanto, por enquanto, os planos envolvendo o envio de tropas da Guarda Nacional não foram concretizados.

As ameaças de Trump foram recebidas com protestos em Chicago e nos subúrbios vizinhos.

Além de Chicago, Nova York e San Francisco também estão na mira de Trump. Nesta sexta, o governador do Tennessee disse que está trabalhando com o presidente americano para enviar a Guarda Nacional a Memphis como parte de um amplo aumento no combate ao crime.

O governador democrata, JB Pritzker, comentou o episódio na rede social X, mas sem detalhes e pediu um relato completo do que ocorreu:

 

"Estou ciente do incidente preocupante que ocorreu no Franklin Park. Esta é uma situação em desenvolvimento e o povo de Illinois merece um relato completo e factual do que aconteceu hoje para garantir transparência e responsabilização".

 

A deputada estadual Lilian Jimenez criticou o ICE pela morte do imigrante à agência de notícias Reuters:

 

"Isso coloca toda a nossa comunidade em risco, pois o ICE opera dessa maneira. Agora, presenciamos as circunstâncias terríveis e extremas com as quais todos estávamos preocupados. Eles tiraram a vida de um membro da nossa comunidade".