Herói na Irlanda: Brasileiro é recebido por premier e ganha medalha por deter ataque em Dublin
28/11/2023

COMPARTILHE
Caio Benício, de 43 anos, usou capacete para conter agressor; cinco pessoas ficaram feridas
O brasileiro Caio Benício foi recebido pelo primeiro-ministro da Irlanda, Leo Varadkar, e homenageado com uma medalha pelo ato de coragem durante um ataque em Dublin. O entregador brasileiro, ao lado de um estudante francês de hotelaria, se tornou herói no país, desempenhando papel decisivo quando a pessoa que atacou cinco pessoas com uma faca, ferindo gravemente uma menina de cinco anos, foi presa na última quinta-feira.
Pelo Instagram, nesta segunda-feira, Caio Benício agradeceu a honraria.
"Foi uma grande honra conhecer o Primeiro-Ministro Leo Varadkar e receber uma medalha pelo meu ato de coragem", escreveu ele.
Em entrevista na sexta-feira ao Irish Daily Mirror, o entregador brasileiro, Caio Benício, 43, descreveu como usou o capacete para deter o atacante.
Pai de dois filhos e natural do Rio de Janeiro, ele explicou ao jornal que estava passando pela Praça Parnell quando viu o que parecia ser uma briga.
“Eles estavam brigando por uma garota, estavam puxando uma garota”, disse o ex-dono de restaurante.
“Acabei de parar minha motocicleta e o vi esfaqueando-a várias vezes no peito”, acrescentou ele, acrescentando que tirou o capacete e começou a socar o agressor.
“Eu bati na cabeça dele e ele caiu no chão. Depois disso, bati nele algumas vezes e então as pessoas vieram e começaram a chutá-lo”, explicou.
Pálida e sangrando
O brasileiro explicou que a seguir a primeira coisa que fez foi se interessar pela menina e a encontrou muito pálida e sangrando.
O entregador disse não ter ouvido muitas notícias sobre o estado da menina, mas que estava orando por ela.
“Quando você vê uma menina de cinco anos com um homem armado com uma faca, você simplesmente age”, disse ele.
A menina está “em situação muito grave”, enquanto a professora apresenta ferimentos “graves”, segundo a polícia.
O agressor foi detido no local do ataque, graças sobretudo à intervenção de Caio Benício e à ajuda de outros pedestres que se juntaram a ele, como um adolescente francês que desarmou o agressor.
O jovem, Alan, é um estudante de hotelaria que desde o mês passado estagia num restaurante de Dublin.
O presidente francês, Emmanuel Macron, telefonou-lhe "para parabenizá-lo e agradecê-lo por este ato de bravura que salvou vidas e que nos deixa a todos orgulhosos".
VEJA TAMBÉM