'Assumidamente gay', filho de brasileiros eleito deputado nos EUA omitiu divórcio com mulher, diz portal

23/12/2022

O globo Por O Globo e agências internacionais — Nova York

COMPARTILHE

George Santos é réu de por estelionato no Rio e teria mentido sobre o currículo; segundo o Daily Beast, a separação foi finalizada 12 dias antes do lançamento da campanha eleitoral

Recém-eleito o primeiro deputado abertamente gay do Partido Republicano dos Estados Unidos, George Anthony Devolder Santos é acusado de omitir o casamento que teve com uma mulher. De acordo com o "Daily Beast", o futuro parlamentar, que é filho de brasileiros, finalizou o divórcio duas semanas antes de formalizar sua candidatura pela vaga no 3º Distrito do Congresso de Nova York.

Santos vem sendo alvo de um escrutínio desde que o jornal "The New York Times" publicou uma reportagem sobre inconsistências no currículo que o político apresentou enquanto pedia votos. No decorrer da campanha eleitoral, o republicano ressaltou reiteradas vezes o fato de ser "abertamente gay". Mas jamais mencionou o fato de ter sido casado até 12 dias antes de se tornar candidato.

O "Daily Beast" informou que os registros de um tribunal de Nova York mostraram que o processo de divórcio de Santos começou em 2019. O caso se arrastou até o ano seguinte, quando o republicado deu entrada na papelada para concorrer ao cargo no Legislativo americano.

Durante a campanha, Santos se apresentou como um homem gay que mora com seu companheiro e quatro cachorros em Long Island.

— Sou abertamente gay, nunca tive problemas com minha identidade sexual na última década, e posso dizer e garantir que sempre serei um defensor das pessoas LGBTQ — disse Santos, ao "USA Today", em outubro deste ano.

Currículo de ficção

A biografia apresentada por Santos na campanha eleitoral foi questionada pelo "The New York Times" no começo desta semana. O jornal americano publicou uma reportagem que coloca em xeque informações prestadas pelo republicano, como a de que saiu de uma faculdade pública da cidade de Nova York para se tornar um "financista e investidor experiente de Wall Street" com um portfólio imobiliário familiar de 13 propriedades.

O Citigroup e o Goldman Sachs, as empresas de destaque de Wall Street na biografia da campanha de Santos, disseram ao jornal que não há registro de que ele tenha trabalhado lá. Funcionários do Baruch College, onde Santos disse ter se formado em 2010, não conseguiram encontrar nenhum registro de alguém com seu nome e data de nascimento finalizando o curso naquele ano.

Santos também afirmou ter criado uma instituição de caridade de resgate de animais que salvou mais de 2.500 cães e gatos. Mas há poucas evidências de que a Friends of Pets United (Amigos de Animais de Estimação Unidos, em tradução livre) exista. O New York Times disse que não conseguiu localizar nenhum registro de uma instituição de caridade com esse nome em documentos públicos e processos judiciais.

Réu por estelionato

O republicano também é réu em um processo no Tribunal de Justiça do Rio pelo crime de estelionato. Ele teria utilizado folhas do talão de cheques e falsificado a assinatura de um idoso de quem sua mãe cuidava para realizar compras fraudulentas, em 2008, em Niterói, na Região Metropolitana do estado. Na ocasião, ele confessou o crime na delegacia, mas, como não foi localizado para a citação no processo, a ação acabou sendo suspensa.