'Agora é uma outra eleição', afirma David Almeida após garantir vaga no 2º turno na disputa por Manaus
07/10/2024
COMPARTILHE
Candidato do Avante obteve 32,16% dos votos e avançará para o segundo turno, agendado para o dia 27 de outubro.
David Almeida, do Avante, vai disputar o segundo turno das Eleições Municipais para a Prefeitura de Manaus, marcado para o dia 27 de outubro. No primeiro turno, realizado neste domingo (6), ele obteve 32,16% dos votos válidos. Seu adversário será Capitão Alberto Neto, do PL, que recebeu 24,94% dos votos.
Almeida tem 55 anos, é viúvo e atualmente busca a reeleição para o cargo de prefeito da capital. Ele foi eleito em 2020, recebendo pouco mais de 50% dos votos válidos. Além de sua experiência como prefeito, já atuou como deputado e governador do Amazonas (confira a biografia ao final).
Após o resultado do primeiro turno, o candidato do Avante se reuniu com seus apoiadores no comitê central da campanha, localizado na Zona Centro-Sul de Manaus. A comemoração contou com a presença do vice-governador do Amazonas, Tadeu de Souza, e do candidato a vice-prefeito na chapa de Almeida, Renato Júnior.
"Segundo turno é uma outra eleição, vamos trabalhar no campo das ideias, das propostas e das opiniões e soluções para a cidade de Manaus. Saúdo a todos os concorrentes, todos os candidatos que participaram desse pleito. Agora ficam dois candidatos e a gente vai agora discutir isso, ideias, propostas e soluções para a cidade de Manaus. Valeu pessoal!", disse o candidato.
O candidato também falou sobre os apoios dos candidatos derrotados no segundo turno.
"Esse negócio de esquerda e de direita eu vou dizer bem claro pra vocês: Ele (Capitão Alberto Neto) não é mais de direita do que eu, fiquem sabendo disso. Porque a gente vê que ele apoia o Bolsonaro, eu também apoiei, e eu também apoio o candidato de direita", finalizou.
O atual prefeito da capital, David Almeida (Avante), apareceu na frente em todas as pesquisas Quaest, contratada pela Rede Amazônica. Na primeira pesquisa, ele apareceu com 37%, depois foi a 38%, e caiu na última pesquisa para 33%, sendo 36% nos votos válidos. Nas urnas, ele apareceu com 32% dos votos válidos.
O atual prefeito de Manaus, David Almeida (Avante), liderou todas as pesquisas realizadas pela Quaest, contratada pela Rede Amazônica. Na primeira pesquisa, ele registrou 37%, subiu para 38% na seguinte, mas caiu para 33% na última, alcançando 36% dos votos válidos. Nas urnas, obteve 32% dos votos válidos. Ele não participou de nenhum dos debates promovidos pela imprensa.
Durante a campanha, David Almeida destacou o legado de seu mandato como prefeito da capital. Em entrevista ao g1, o candidato minimizou os gastos milionários com tinta e garantiu que, se reeleito, vai reforçar a segurança pública.
Quem é David Almeida
David Almeida lançou sua candidatura à reeleição à Prefeitura de Manaus no mês de Junho. Ele foi deputado estadual no Amazonas por três mandatos seguidos: 2006, 2010 e 2014.
Nascido em Manaus, o candidato é bacharel em Direito, formado pela Universidade Luterana de Manaus (Ulbra). Em 2017, David Almeida ocupou interinamente a cadeira de Governador do estado. Em 2020 foi eleito prefeito de Manaus.
Propostas
Em setembro, Almeida participou de uma série de entrevistas do g1 com os candidatos à Prefeitura de Manaus e afirmou que, se eleito, vai aumentar a frota de ônibus, câmeras de segurança em radares eletrônicos para evitar acidentes e um bairro planejado a ser ofertado a preço simbólico para a população.
VEJA TAMBÉM