Secretário de Mudanças Climáticas da cidade de SP pede demissão após dizer que 'planeta se salva sozinho' do aquecimento global

14/07/2023

Fonte: Por Isabela Leite e Walace Lara, TV Globo e GloboNews — São Paulo

COMPARTILHE

Decisão foi tomada após reunião nesta quinta-feira (13) com o prefeito Ricardo Nunes (MDB). Exoneração a pedido deve ser publicada do Diário Oficial do município nesta sexta-feira (14). Falas de Antônio Fernando Pinheiro Pedro foram feitas em evento da OAB e provocaram reação de outros participantes.

O secretário de Mudanças Climáticas da cidade de São Paulo, Antonio Fernando Pinheiro Pedro, pediu demissão do cargo após dizer que o "planeta se salva sozinho" do aquecimento global e criticar pesquisas científicas na área.

As declarações foram dadas durante um fórum da Ordem Brasileira dos Advogados (OAB), que debatia justamente o impacto das tragédias ambientais decorrente das mudanças climáticas.

A decisão do secretário foi tomada depois de uma reunião com o prefeito da capital, Ricardo Nunes (MDB). A exoneração deve ser publicada do Diário Oficial do município nesta sexta-feira (14).

Em nota, a Prefeitura de São Paulo informou que, "após reunião na tarde de hoje (13) com o prefeito Ricardo Nunes, o secretário Antonio Fernando Pinheiro Pedro será exonerado, a pedido. Tamires Carla de Oliveira, atual chefe de gabinete da Secretaria Municipal do Verde e Meio Ambiente, ocupará o cargo interinamente. A alteração será publicada no Diário Oficial do Município na edição de amanhã (14)".

 

Ex-secretário disse que falas foram tiradas do contexto

 

Antônio Fernando Pinheiro Pedro disse à GloboNews que suas falas foram tiradas de contexto e que elas são "de caráter antropológico".

"O ser humano não é eterno, o planeta sobrevive sem ele, sobreviveu aos asteroides, sobreviveu a todas as guerras que ele provocou na superfície. Era isso que eu estava dizendo. Nós temos que ser humildes em relação a que estamos fazendo. Agora a pessoa achar que é o 'Capitão Planeta' e dizer que isso é negacionismo é complicado", afirmou.

"É uma leitura totalmente absurda. É claro que eu sou um homem crítico em relação a tudo. Faz parte do meu perfil questionar as coisas, eu sou um questionador eterno", completou.

"O ser humano é parte do planeta. O planeta se salva sozinho, geralmente se livrando do que está na superfície dele. Foi o que eu disse, se nós começarmos a incomodar demais, causando as alterações do clima, o que vai acontecer conosco na superfície do planeta? Nós desaparecemos. Agora, você acha que o planeja desaparece junto? Não, ele vai continuar."

 

Falas geraram reação

 

As falas provocaram reações dos presentes no fórum. A procuradora federal Georgia Sena Martins, Doutora em Geociências pela Unicamp, chegou a rebater as afirmações apontando o negacionismo do secretário logo após a fala dele.

“O senhor é um negacionista. Nada do que o senhor está falando tem um mínimo de fundamento científico. O senhor está falando com base em achismos, (...) está negando as mudanças climáticas e falando um rosário de besteiras”, afirmou ela.