O Assunto #1268: A ambiguidade de Lula sobre o regime Maduro
01/08/2024
COMPARTILHE
Em meio ao caos na Venezuela, o presidente brasileiro afirmou que não vê 'nada de grave, assustador e anormal' no país. Embora Lula tenha reiterado a posição do Itamaraty em exigir a apresentação de todas as atas eleitorais para certificar o resultado, o tom condescendente com o regime de Maduro coloca em dúvida a independência brasileira para mediar a resolução do conflito.
Você pode ouvir O Assunto no g1, no GloboPlay, no Spotify, no Castbox, no Apple Podcasts, na Deezer, na Amazon Music, no Hello You ou na sua plataforma de áudio preferida. Assine ou siga O Assunto, para ser avisado sempre que tiver novo episódio.
Quando o então candidato à reeleição Nicolás Maduro falou sobre o risco de “banho de sangue” caso perdesse a disputa, Lula disse ter ficado “assustado” com a declaração e exigiu respeito às urnas. Encerrada a eleição, a oposição denunciou uma série de irregularidades, inclusive uma suposta fraude na contagem de votos pelo Conselho Nacional Eleitoral, que proclamou a vitória ao chavista. A Venezuela entrou em ebulição: protestos se espalham por várias cidades e as lideranças da oposição acusam o regime de realizar mais prisões arbitrárias. Em meio ao caos, o presidente brasileiro afirmou que não vê “nada de grave, assustador e anormal” no país vizinho. Embora Lula tenha reiterado a posição do Itamaraty em exigir a apresentação de todas as atas eleitorais para certificar o resultado, o tom condescendente com o regime de Maduro coloca em dúvida a independência brasileira para mediar a resolução do conflito. Neste episódio, Natuza Nery conversa com Maria Cristina Fernandes, colunista do jornal Valor Econômico e comentarista da rádio CBN, para analisar as causas e consequências dos atos da diplomacia oficial, do PT e do próprio presidente.
O podcast O Assunto é produzido por: Mônica Mariotti, Amanda Polato, Carol Lorencetti, Gabriel de Campos, Luiz Felipe Silva e Thiago Kaczuroski. Neste episódio colaborou também: Sarah Resende. Apresentação: Natuza Nery.
VEJA TAMBÉM