Ministro da Saúde anuncia mais 5% de vacinas para o RJ; capital reforça necessidade de entrega
08/08/2021

COMPARTILHE
Secretário de Saúde do Rio, Daniel Soranz alertou sobre o risco de paralisação do calendário se novas doses não chegarem.
Após o prefeito do Rio, Eduardo Paes, cobrar do governo federal a entrega de mais doses de imunizantes contra a Covid-19, o ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, publicou numa social que o Estado do Rio de Janeiro "receberá 5% a mais de vacinas".
Segundo o texto, a decisão foi tomada pelo ministério para conter o avanço da variante delta, cepa que já é responsável por quase a metade das contaminações na capital fluminense.
"Seguimos trabalhando forte para acelerar a vacinação em todo o Brasil. Hoje pela manhã, definimos que o Estado do Rio de Janeiro receberá 5% a mais de vacinas #Covid19 para conter o avanço da variante Delta no estado", escreveu o ministro.
Sem dizer quando as novas doses serão entregues e nem precisar o que representariam esses 5%, Queiroga acrescentou que a pasta federal repassou esta semana "mais de 994,4 mil doses" ao estado.
De acordo com o ministro, o último repasse foi na sexta-feira (6): mais de 690 mil doses.

Queiroga anuncia mais 5% de vacinas para o RJ — Foto: Divulgação
Queiroga complementou afirmando que, "desde o início da campanha, já enviamos [o governo federal] mais de 15 milhões de doses para o estado do RJ". E finalizou a publicação marcando o prefeito Eduardo Paes.
Paes (PSD), mais cedo, fez um apelo ao Ministério da Saúde nas redes sociais por mais doses de vacinas. A resposta do ministro foi publicada horas depois. No texto, o prefeito ainda disse ter tido conhecimento de que haveria "um monte de CoronaVac" estocada no ministério.

Eduardo Paes, durante evento no Museu do Amanhã (arquivo) — Foto: Reprodução/Internet
"Mais uma vez fazemos esse apelo público ao @minsaude. Soube que tem inclusive um monte de coronavac do @butantanoficial lá estocada. Bora distribuir. Só 5% dos internados no Rio tomaram vacina. Ou seja, elas funcionam e SALVAM VIDAS! #boradistribuir", afirmou o prefeito.
Risco de suspensão do calendário
O pedido foi feito com base em uma postagem do secretário municipal de Saúde, Daniel Soranz, em que ele informou que, caso não cheguem novas doses, a vacinação por idade na capital fluminense terá que ser suspensa já nesta segunda-feira (9).
Após a publicação de Queiroga, o G1 procurou novamente o secretário, que disse que o risco de suspensão do calendário de imunização na cidade continua se o ministério não enviar mais doses.
"Estamos aguardando o envio hoje das doses de Coronavac e Pfizer já no estoque do Ministério da Saúde. Caso o envio não se confirme, teremos que suspender o avanço do calendário para aplicação de primeiras doses", disse, mais cedo, Soranz.
Em seguida, o prefeito agradeceu aos profissionais que trabalham na distribuição de vacinas para o estado e a cidade do Rio.
"Meu agradecimento ao time da saúde, que virou a noite distribuindo vacinas por nossas unidades. Terminaram às 4h50! Graças a esse time é que estamos conseguindo avançar. Aqui, chegou vacina, a gente manda no braço. Rapidinho. #boradistribuir", afirmou Paes.
Por causa da demora na entrega dos lotes, a vacinação contra a Covid na cidade vai começar, excepcionalmente, mais tarde. Os postos abrem às 10h para atender cariocas de 27 anos. A rede atenderá mulheres das 10h às 14h e homens das 12h às 17h.
VEJA TAMBÉM