Filiação de Marta ao PT será em 2 de fevereiro, diz presidente municipal do partido

19/01/2024

Fonte: Por Júlia Zaremba, Beatriz de Cunto, GloboNews — São Paulo

COMPARTILHE

Decisão foi tomada na noite desta quarta (17); local ainda está em estudo.

O Partido dos Trabalhadores ( PT) bateu o martelo sobre a data do ato de filiação de Marta Suplicy ao partido: será em 2 de fevereiro. A decisão foi tomada na noite desta quarta-feira (16), segundo Laércio Ribeiro, presidente do diretório municipal do partido.

O evento deve ser à noite, por volta das 18h. O local ainda está em estudo. Como mostrou o blog, o teatro da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, o Tuca, e a quadra de uma escola de samba estão entre as opções analisadas. O Memorial da América Latina e a Casa de Portugal também entraram na lista de sugestões.

A ideia é que não seja um lugar muito elitista, nas palavras de um aliado. E que ofereça boas condições de segurança para o presidente da República.

Integrantes do PT e do PSOL aguardavam a agenda do presidente Luiz Inácio Lula da Silva para definir a data. Queriam que fosse antes do aniversário do PT, comemorado no dia 10 de fevereiro, e do Carnaval, para não ficar muito distante.

Após encontro com o presidente Lula, Marta aceitou convite para ficar com a vice na chapa de Guilherme Boulos (PSOL). Ela foi exonerada na última semana do cargo de secretária de Relações Internacionais da gestão Ricardo Nunes (MDB), que deve ser o principal oponente de Boulos nas eleições deste ano.

Marta foi filiada ao PT por mais de 30 anos - deixou o partido em 2015. Depois, passou pelo MDB e pelo Solidariedade. Hoje, não é filiada a nenhuma sigla.

Na última terça-feira (16), a Executiva Municipal do PT realizou uma reunião na qual aprovou o retorno de Marta ao partido e descartou a realização de prévias para a escolha do nome que concorrerá na capital, ideia que era apoiada pelo deputado estadual Eduardo Suplicy, ex-marido de Marta.