Exclusivo: vídeo mostra momento em que enviado de Bolsonaro tenta retirar joias do Aeroporto de Guarulhos

09/03/2023

Fonte: G1 Por Andréia Sadi e Arthur Guimarães — São Paulo

COMPARTILHE

'Isso aqui faz parte da passagem. Não pode ter nada do antigo para o próximo', argumentou o sargento da Marinha enviado pela Presidência da República.

Um vídeo obtido com exclusividade pelo blog mostra o momento em que um enviado do então presidente Jair Bolsonaro (PL) tenta pegar o conjunto de joias avaliado em R$ 16,5 milhões apreendido pela Receita Federal no Aeroporto de Guarulhos (SP).

As joias (um colar, anel, relógio e um par brincos de diamantes, todos da marca de luxo suíça Chopard) foram apreendidas em 26 de outubro de 2021 na mala de um integrante de uma comitiva do governo Bolsonaro que foi à Arábia Saudita.

Na ocasião, o então ministro das Minas e Energia, Bento Albuquerque, integrava a comitiva e tentou reaver as joias, mas sem sucesso. Os itens, então, permaneceram na alfândega da Receita Federal.

Em 28 de dezembro de 2022 – às vésperas do fim do governo e um dia antes de o então presidente da República embarcar para os Estados Unidos –, o sargento da Marinha Jairo Moreira da Silva foi enviado em voo oficial pelo gabinete de Bolsonaro ao Aeroporto de Guarulhos para pegar as joias.

A operação não deu certo. As joias permaneceram apreendidas na Receita Federal.

O sargento Jairo chega ao Aeroporto de Guarulhos e mostra ao auditor um ofício enviado pelo tenente-coronel Mauro Cid, braço direito de Bolsonaro, ao chefe da Receita Federal, Julio Cesar Vieira Gomes. Como o blog mostrou, Vieira Gomes pediu aos funcionários do órgão que atendessem o pedido.

Jairo: Opa! Como vai?

Auditor: Como vai, tudo bom?

Jairo: Boa tarde, desculpa incomodar.

Auditor: Nada! tudo bom?

Jairo: (se apresenta) Jairo, como vai?

Auditor: Prazer.

Jairo: Deixa eu pegar aqui no celular... em cima da hora, correria!

Auditor: Então, não tá... não sei... deixa eu dar uma olhada.

Jairo: (aponta para o celular e entrega para o auditor) Achei que entraram em contato

.Auditor: (com o celular do Jairo na mão, lendo) Ao senhor Julio Cesar (...).