Durante pandemia, aulas são dadas virtualmente, mas internet limitada e dificuldade de manter rotina são desafios

21/05/2020

Para resolver o problema, algumas escolas entregam o material impresso para que estudantes não fiquem prejudicados. Por Vitor Santana, G1 GO

COMPARTILHE

Durante o período de pandemia da Covid-19, as aulas presenciais estão suspensas para evitar a propagação da doença. Para que os estudantes não fiquem prejudicados, professores estão se adaptando e usando meios digitais para passar o conhecimento, em Goiás. No entanto, internet limitada e dificuldade de alunos em manter uma rotina estão entre os desafios desse novo modelo de ensino.

Em Goiânia, as aulas foram suspensas no dia 17 de março. O calendário não sofreu alteração e a Secretaria Municipal de Educação ainda planeja como será feita a reposição.

Já na rede estadual, os alunos estão sem ir à escola desde o dia 18 do mesmo mês. A Secretaria Estadual de Educação informou que as atividades que estão sendo feitas por meios digitais contam como aulas letivas, então o calendário não foi interrompido.

A professora Adna Belo da Cruz, de 42 anos, trabalha na rede estadual de ensino e também na municipal, em Aparecida de Goiânia. Ela usa desde de aplicativo de mensagens a gravação de vídeos e plataformas desenvolvidas para o ensino.

“No município, eu dou aula para o 1º ano, são alunos pequenos, então eu dependo totalmente do apoio dos pais. Eu montei um grupo no Whatssapp e passo o roteiro de atividades, faço o apoio e tiro as dúvidas. As crianças já têm os livros para fazer as tarefas”, disse.

Professora Adna Belo da Cruz relata desafios com educação em tempos de pandemia — Foto: Adna Belo/Arquivo Pessoal

Professora há 21 anos, Adna conta que é comunicativa, mas não se sente tão à vontade diante das câmeras. Porém, durante esse período de pandemia, ela acaba enfrentando essa barreira e até grava aulas com outras professoras para disponibilizar aos alunos.

Todo conteúdo é postado em uma plataforma da Secretaria Estadual de Educação. Porém, existem alguns desafio ao longo desse processo.

“Apesar de todo apoio da família, sei que alguns pais não conseguem desempenhar aquilo que é proposto, pois, de fato, essa é a minha função enquanto professora. Apesar de muitas famílias se disporem a ter esse momento com os filhos, as vezes falta a questão de uma boa internet ou os dados móveis acabam”, contou.

As aulas acontecem no mesmo período em que os alunos estudavam presencialmente. Porém, ficando muito tempo em casa, alguns alunos começam a ter dificuldade de manter a rotina dos estudos.

“As aulas começam às 7h, mas alguns alunos só acordam às 10h. Então, aquele conteúdo que já foi dado ficou acumulado, ele vai ter que procurar os professores em outro momento”, pontuou.