Candidatos negros recebem menos verbas dos partidos na eleições

02/12/2019

Levantamento do GLOBO mostra que, dos 586 candidatos ao Congresso que receberam os maiores repasses das principais siglas brasileiras, apenas 24% se autodeclararam negros. Especialistas veem sub-representação

COMPARTILHE

RIO — As candidaturas de pessoas negras ao Congresso foram minoria entre as que receberam mais recursos dos principais partidos políticos do Brasil nas eleições do ano passado. Dos 586 candidatos que obtiveram os maiores repasses designados por diretórios nacionais das 11 maiores siglas, apenas 24% haviam se autodeclarado negros (pretos e pardos), enquanto 74,9% disseram ser brancos.

Os dados integram um levantamento inédito do GLOBO, baseado em informações publicadas pela ferramenta de Divulgação de Candidaturas e Contas Eleitorais do Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

Além da disparidade em relação ao poder econômico de candidatos brancos e negros, os dados também indicam que a desigualdade nos repasses eleitorais pode ter se refletido no grau de representatividade negra no Legislativo federal.