Bandana

11/11/2019

Dicas de Como Usá-la em Looks Masculinos

COMPARTILHE

Sempre digo que acessórios (como a bandana) são uma boa maneira de dar personalidade ao seu visual, pois escolhas pessoais nos pequenos detalhes acabam mostrando mais sobre seu estilo e te diferenciando do restante, sobretudo atualmente quando que as roupas parecem tão minimalistas.

Contudo, acessórios também são uma grande fonte de dúvidas e resistência masculina, muita gente trata como frescura, outros acham difícil encaixar no look sem exagerar, e suponho que podemos dizer com certa segurança que a bandana se encaixa em ambos os casos.

Hoje, no Brasil, existe o desejo de transformá-la em um acessório mais popular, as lojas passaram a oferecer uma maior diversidade da peça, enquanto sites, como o Canal Masculino, se dedicam a incentivar sua adoção como elemento de estilo.

Se engana quem pensa na banda usada apenas na cabeça ou no pescoço, na verdade trata-se de um item versátil, limitado apenas por sua criatividade. Para dar uma amostra dessa afirmação vamos exemplificar aqui como é possível usar bandana em looks masculinos em, pelo menos, meia dúzia de maneiras estilosas e simples.

Mas antes vamos ver quais são as principais características desse acessório:

Tamanho – 50 X 50 cm (em média);Tecido – algodão nas versões clássicas, mas pode ser também de seda, poliéster ou outro tecido leve;Cores – as mais comuns são vermelho, preto e azul marinho, porém existem até multicoloridas;Estampas – é impossível não pensar nas bandanas com estampa monocromática paisley, entretanto caveiras, micro estampas, corações, estrelas e ramos estilizados são bem comuns nesse tipo de peça.

Como usar bandana em looks masculinos1 – Bandana na cabeçaa) Estilo headband

Dobre a bandana na diagonal e depois vá dobrando até conseguir uma faixa de aproximadamente uns 8 cm de largura, depois é só amarrar as duas pontas atrás. É a maneira mais simples de usar bandana na cabeça e uma das mais populares.

A dica é usar em looks casuais com pegada jovem em momentos de lazer, shows de rock, passeios ao ar livre, etc.

b) Estilo cigano/pirata

Esta forma era muito usada para proteger a cabeça do sol e segurar o suor que caia da testa. Jogue a bandana dividida na diagonal sobre a cabeça de uma maneira que as pontas fiquem para trás, pegue as maiores e faça um nó por cima das menores para garantir que a peça fique bem presa (foto).

Aqui, quanto mais despojado melhor o combo, portanto camisetas, jeans e tênis conversam bem com esse estilo.

Amarrada com nó simples na frente

É a maneira mais simples e uma das mais populares (em alta atualmente): com a bandana dobrada ao meio e enrolada, basta dar um ou dois nós na parte da frente, deixando as pontas por dentro ou por fora da camisa/camiseta.

Versátil, dá para usar esse estilo de prender a peça em diversas combinações de roupa.

c) Nó simples atrás

Da mesma maneira é possível usar a bandana com o nó para trás, mas nesse caso é melhor fazer uma amarração mais discreta para não ficar com excesso de tecido pendendo nas costas.

Enquanto amarrada na cabeça, a bandana é extremamente casual, mas aqui (e na sugestão anterior) ela já se torna aceitável em um look mais elegante, com blazer sobrepondo uma camisa ou camiseta.

d) Bandana presa com anel

Usar no pescoço é cool, mas dá para ficar ainda mais descolado, usando um anel de metal para atar o tecido logo abaixo do pescoço. Existem lojas que vendem tiras de couro ou pedaços de metal próprios para esse fim, mas há quem improvise com anéis (joias) e até aros de chaveiro e de latas de cerveja (!).