Saúde e Bem-estar

30/06/2020

Saúde e bem-estar são dois conceitos distintos que merecem atenção. Estão relacionados, entre outros aspectos, com a ausência de doenças e com a satisfação com a vida.

COMPARTILHE

Saúde e bem-estar é um tema bastante complexo e que merece a atenção, pois apresenta relação direta com a qualidade de vida da população. Assegurar uma vida saudável e promover o bem-estar para todos, em todas as idades, é, inclusive, o terceiro objetivo dos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Agenda 2030, assinados pelos países-membros da Organização das Nações Unidas (ONU).

Saúde é um conceito de difícil definição, que varia de acordo com o órgão, com o indivíduo, com o local, com a época e, até mesmo, com a classe social de quem o conceitua. Para muitos, saúde trata-se apenas da ausência de doença, mas, de acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), a saúde relaciona-se não apenas com o bem-estar físico, apresentando relação também com o bem-estar mental e social.

Conceito de saúde

O conceito de saúde mais conhecido é aquele que diz que saúde é a ausência de doenças. Esse conceito foi proposto por Christopher Boorse em 1977 e, até hoje, é muito utilizado. Entretanto, para a Organização Mundial de Saúde (OMS), saúde é um conceito ainda mais complexo.

De acordo com a OMS, saúde pode ser definido como “o estado do mais completo bem-estar físico, mental e social e não apenas a ausência de enfermidade”. Percebe-se, portanto, que, para o indivíduo ter saúde, não basta ele não ter doenças, sendo necessário analisar o corpo, a mente e o aspecto social no qual um indivíduo está inserido.

Leia também: Esporte e saúde

Esse conceito de saúde é muito difícil de ser encontrado. Além disso, é difícil de ser determinado, uma vez que é extremamente complicado admitir que um indivíduo apresente ou não um bem-estar psicossocial, já que bem-estar é um conceito subjetivo e está muito relacionado com o modo como o indivíduo percebe sua vida.

Conceito de bem-estar

O bem-estar está relacionado, entre outros fatores, com os aspectos sociais e econômicos de um indivíduo, bem como com sua satisfação com a vida.

O conceito de bem-estar, assim como o conceito de saúde, é bastante complexo e destaca-se por ser um estado subjetivo. De acordo com a professora universitária Vera Maria Ribeiro Nogueira, em seu artigo “Bem-estar, bem-estar social ou qualidade de vida: a reconstrução de um conceito”, alguns autores consideram que o estado de bem-estar é “concernente às condições da pessoa de satisfazer suas necessidades materiais e suas aspirações espirituais”.

De uma maneira geral, o bem-estar está relacionado com o bem-estar objetivo e com o bem-estar subjetivo. O bem-estar objetivo relaciona-se com os aspectos sociais e econômicos de um dado indivíduo, enquanto o bem-estar subjetivo está relacionado com a experiência de vida de cada indivíduo. Geralmente, divide-se o bem-estar subjetivo em três categorias: satisfação com a vida, afetos positivos e afetos negativos.

Leia também: Diferença entre medo e fobia

Diferença entre saúde e bem-estar

O termo “bem-estar” possui significado complexo, subjetivo e, geralmente, é utilizado para indicar aspectos físicos, emocionais e sociais de um indivíduo. Está relacionado com a capacidade de o indivíduo suprir suas necessidades e satisfazer-se com a vida. A saúde, por sua vez, de acordo com a OMS, refere-se ao bem-estar. Considera-se que, para um indivíduo ter saúde, ele deve viver o estado mais completo de bem-estar físico, mental e social.

Saúde, bem-estar e qualidade de vida

A qualidade de vida está relacionada com diferentes aspectos, que incluem, por exemplo, opções de lazer e segurança.

O conceito de qualidade de vida é bastante diversificado, sendo possível encontrar diferentes definições na literatura. De acordo com a OMS, a qualidade de vida pode ser definida como “a percepção do indivíduo de sua inserção na vida, no contexto da cultura e sistemas de valores nos quais ele vive e em relação aos seus objetivos, expectativas, padrões e preocupações”. Esse conceito é extremamente complexo e está relacionado com aspectos físicos, psicológicos, sociais, entre outros.

De acordo com o conceito da OMS, a qualidade de vida está, portanto, relacionada, com questões físicas, como a presença de dor e a quantidade de sono diário, e com questões psicológicas, como imagem corporal, sentimentos negativos e autoestima. Também está relacionada com questões de mobilidade, dependência da utilização de medicamentos, relações pessoais, capacidade de trabalho, segurança física, recursos financeiros, disponibilidade de cuidados com a saúde, opções de lazer, transporte e, até mesmo, aspectos espirituais e crenças pessoais. A qualidade de vida é, portanto, um conceito bastante complexo e, como podemos ver, está relacionada, diretamente, com os conceitos de saúde e de bem-estar.