Por que transtornos de humor tardios podem ser um sinal precoce de demência
20/06/2025

COMPARTILHE
Pesquisa mostra que depressão e mania que se manifestam depois dos 50 anos precedem sintomas de diversas doenças neurodegenerativas
Transtornos de humor como depressão e bipolaridade tardia, que surgem na maturidade e velhice, não devem ser encarados apenas como uma condição alterada de saúde mental. Na verdade, podem ser sinais precoces de doenças neurodegenerativas, aparecendo antes de sintomas típicos das demências, como a perda de memória.
Os transtornos de humor tardios, que se manifestam depois dos 50 anos, são geralmente associados ao transtorno bipolar, mas também abrangem depressão e transtorno ansioso – este último, por sua vez, engloba os transtornos de ansiedade generalizada, de pânico e obsessivo-compulsivo. No entanto, os cientistas tinham dificuldade em estabelecer uma conexão entre esse quadro e o desenvolvimento de demências.
Pesquisadores liderados por Shin Kurose e Keisuke Takahata, do National Institutes for Quantum Science, no Japão, descobriram a presença da proteína tau, em níveis anormais, nos cérebros de pessoas com transtorno de humor tardio. O acúmulo de tau, que forma emaranhados que danificam os neurônios, é um indicador de doença neurodegenerativa.
Os participantes do estudo foram submetidos a um PET scan (tomografia por emissão de pósitrons) de última geração, utilizando dois radiotraçadores – substâncias que contêm um elemento radioativo – que detectam várias formas de proteínas tau e beta-amiloide. O resultado foi impactante: 50% das pessoas com transtorno de humor tardio apresentaram um acúmulo de tau em seus cérebros; para a presença de beta-amiloide, eram 29%. Como comparação, no grupo controle de indivíduos saudáveis, apenas 15% exibiam sinal de tau e, 2%, de beta-amiloide. O trabalho foi publicado no dia 9 de junho, no Alzheimer´s & Dementia Journal.
Para validar o achado, os cientistas ainda analisaram amostras de tecido cerebral obtido em 208 autópsias, que ratificaram o que havia sido encontrado nos exames de imagem: uma grande prevalência de proteínas tau e beta-amiloide em pessoas com transtorno de humor tardio. As alterações haviam precedido os problemas motores e cognitivos em cerca de sete anos. “Como a maioria dos participantes em nosso estudo não tinha diagnóstico de declínio cognitivo, os resultados sustentam a evidência de que doenças neurodegenerativas podem se manifestar, inicialmente, com sintomas psiquiátricos”, afirmou o doutor Kurose.
VEJA TAMBÉM