Por que algumas pessoas são mais vulneráveis à ação de um vírus que outras?
03/01/2020

COMPARTILHE
Por que algumas pessoas são mais vulneráveis à ação de um vírus que outras? Em resumo, é tudo uma questão de “terreno biológico” - o perfil biológico manifestado através estado de saúde do organismo e sistema imunológico de cada indivíduo.
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
TODOS OS DIAS temos contato com milhões de micro-organismos de diferentes espécies. Somente das espécies que atingem o trato respiratório, existem cerca de 200 espécies (vírus da gripe, adenovírus, parainfluenza, rinovírus...coronavírus). Dentre essas espécies, muitas podem levar a quadros graves em algumas pessoas, enquanto outras apresentam infecções leves ou são assintomáticas.
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
Suponha que duas pessoas foram exposta à mesma carga viral de uma mesma espécie. Por que a doença se manifesta de forma diversa? Os terrenos biológicos são diferentes.
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
É por esse motivo que espécies como a COVID-19 atinge alguns grupos com maior força, em relação a outros. Entre eles estão idosos, obesos, portadores de comorbidades como diabetes, problemas cardiovasculares, hipertensão, doenças respiratórias, renais, imunológicas, polimorfismos genéticos específicos e deficiências nutricionais que diminuem a capacidade imune.
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
Essas e outras mudanças fisiológicas ou bioquímicas determinam se um terreno é mais ou menos propício à replicação viral. Não trata-se de um fato exclusivo do novo coronavírus. Isso acontece com qualquer micro-organismo.
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
Diante disso, são recomendados os cuidados preventivos necessários, assim como a adoção de uma boa estratégia da manutenção da saúde, acompanhada por especialista.
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
Dra. Biancca Cabral
Nutróloga
CRM/MS 10.100
VEJA TAMBÉM