O que acontece com o corpo ao parar de tomar a pílula anticoncepcional?

09/01/2025

Fonte: g1 Por Mariana Garcia, g1

COMPARTILHE

Pílulas atuam bloqueando a ovulação e regulando o ciclo menstrual. Médicas explicam que uso prolongado do anticoncepcional não afeta a fertilidade.

Para evitar uma gravidez indesejada, muitas mulheres optam pela pílula anticoncepcional, um dos métodos contraceptivos mais populares no mundo. Comprimidos de uso diário, as pílulas atuam bloqueando a ovulação e regulando o ciclo menstrual, além de oferecerem benefícios como o controle da acne e a redução de cólicas menstruais.

Mas o que acontece com o corpo ao interromper o uso da pílula? A principal mudança é a volta do ciclo menstrual (e da ovulação). A ovulação é o momento-chave para a fertilidade, quando o ovário libera um óvulo. Caso um espermatozoide encontre o óvulo, pode ocorrer a fertilização e, consequentemente, a gravidez. Ou seja, ao parar a pílula, a mulher pode engravidar logo após a suspensão.

"Muitas mulheres acham que vão demorar para engravidar, mas é possível engravidar logo no primeiro ciclo. O corpo elimina rapidamente os hormônios da pílula, então os efeitos contraceptivos cessam quase imediatamente," explica a ginecologista Ilza Maria Urbano, presidente da Comissão de Anticoncepção da FEBRASGO.

 

Como o corpo elimina rápido os hormônios do anticoncepcional, se a intenção é apenas trocar a pílula (e não interromper o uso), o indicado é usar preservativo por 15 dias para evitar a gravidez.