O álcool e a pancreatite não são uma combinação segura.

12/02/2024

Dica com a Cirurgiã Geral Dra. Rochelle Tavora

COMPARTILHE

O álcool e a pancreatite não são uma combinação segura. Hoje quero conversar com você sobre os riscos de consumo excessivo de álcool e como proteger sua saúde pancreática.

O álcool é um dos principais causadores de pancreatite aguda, e compreender essa relação é fundamental para evitar problemas sérios. Vamos abordar os riscos e como proteger sua saúde pancreática.

Causa de inflamação: O álcool leva a inflamação do pâncreas que pode ser manifestar de forma aguda o crônica (com episódios de agudização). 

Complicações graves: A pancreatite aguda relacionada ao álcool geralmente é mais grave e pode ter um pior prognóstico;

Moderação é a chave: Se você consome álcool, faça-o com moderação. Estabeleça limites e saiba reconhecer os sinais de abuso;

Apoio médico: Se você tem dificuldade em controlar o consumo de álcool, busque ajuda de um profissional de saúde ou grupos de apoio.
Sua saúde pancreática é uma prioridade. Proteja seu pâncreas evitando o consumo excessivo de álcool. Se você tem preocupações ou precisa de apoio, não hesite em buscar ajuda.

#drarochelletavora #boavista #roraima #saudedigestiva #cirurgiageral #clinicapromater #qualidadedevida #vidasaudavel #pancreatiteaguda