O adenoma pleomórfico, ou tumor misto benigno, é o neoplasma salivar mais comum.

04/07/2022

Dica do Médico Radiologista EQE 4263 - INCA/RJ

COMPARTILHE

O adenoma pleomórfico, ou tumor misto benigno, é o neoplasma salivar mais comum. Acomete tanto glândulas salivares menores quanto maiores. Dentre todas as glândulas salivares, a parótida é a mais acometida.

De todos tumores diagnosticados como adenoma pleomórfico, 70% a 80% estão localizados nas parótidas onde comumente forma uma massa nodular submucosa móvel, de consistência firme, crescimento lento e expansivo, cedendo pouco à palpação com compressão.

A duração das lesões varia entre um a três anos e elas se apresentam assintomático na maioria das vezes, 10% nas submandibulares, alguns poucos nas glândulas sublinguais e 20% nas glândulas acessórias menores.

A etiologia ainda é controversa, acredita-se que o adenoma pleomórfico desenvolva- se a partir de uma mistura de elementos ductais e células mioepiteliais.

Podem desenvolver-se em qualquer idade, com maior incidência em indivíduos distribuídos entre a terceira e a sexta décadas de vida, com uma maior predominância no gênero feminino.

Fonte: Pleomorphic Adenoma of Parotid - Case Report / Rev. cir. traumatol. buco-maxilo-fac. vol.14 no.2 Camaragibe Abr./Jun. 2014 / Porto et al

Está com alguma lesão cervical, venha fazer seu exame com a gente!