Itapetininga passa de 3 mil casos de dengue em 2024
21/05/2024

COMPARTILHE
De janeiro até o início de maio, foram contabilizados 3.004 casos da doença na cidade. Município não registra óbitos em decorrência da dengue.
Itapetininga (SP) atingiu a marca de 3.004 casos de dengue em 2024, conforme o boletim epidemiológico divulgado pela prefeitura na sexta-feira (17). O munícipio não registra óbitos em decorrência da doença.
A principal forma de combater a dengue e outras doenças transmitidas pelo Aedes aegypti é evitar locais que possam acumular água e se tornar criadouro do mosquito.
A cidade também soma dois casos de chikungunya em 2024. O último registro da doença em Itapetininga havia sido em 2021.
O que é a dengue?
A dengue faz parte de um grupo de doenças denominadas arboviroses. O vírus é transmitido pela picada da fêmea do mosquito Aedes aegypti e possui quatro sorotipos diferentes: DENV-1, DENV-2, DENV-3 e DENV-4 — todos podem causar as diferentes formas da doença.
Todas as faixas etárias são igualmente suscetíveis à doença, porém, as pessoas mais velhas e aquelas que possuem doenças crônicas, como diabetes e hipertensão arterial, têm maior risco de evoluir para casos graves e outras complicações que podem levar à morte.
Veja quais são os principais sintomas da dengue:
- Febre;
- Dor no corpo e articulações;
- Dor atrás dos olhos;
- Mal-estar;
- Falta de apetite;
- Dor de cabeça;
- Manchas vermelhas no corpo.

























