Fatores de risco cardiovascular: estresse

03/11/2021

Dica com o Cardiologista Bruno Wanderley

COMPARTILHE

Manter uma dieta balanceada não deve ser hábito exclusivo do estilo de vida fitness ou de quem já foi diagnosticado com uma doença cardiovascular.

A alimentação saudável ajuda a afastar os fatores de risco que comprometem a saúde do coração. Tem papel primordial no controle do peso, nos níveis de colesterol, além de evitar diabetes.

Alimentar-se de forma saudável significa reduzir o consumo de açúcar, sal e gorduras de origem animal, conhecidas como gorduras saturadas e trans, que aumentam os níveis do colesterol considerado ruim, o LDL.

É importante prevenir o colesterol porque ele acarreta problemas como a aterosclerose, acúmulo de gordura nas paredes das artérias que pode provocar infarto e derrame.

É importante ainda evitar produtos lácteos integrais, alimentos fritos e industrializados. Esse espaço que fica vazio no prato deve ser ocupado pelos chamados alimentos amigos do coração.

As frituras devem dar lugar aos grelhados. Já os doces, ricos em carboidrato simples, de difícil absorção, devem dar lugar às frutas, que possuem carboidratos complexos, fibras, vitaminas e nutrientes. Legumes e verduras, por fim, devem compor 50% do prato.

Curta, compartilhe e comente!

Siga-me também no:
Instagram: @drbrunowanderley
Facebook: Bruno Wanderley
Fanpage: @drbrunowanderley