É #FAKE que 'teste com pão' detecta se há metanol na bebida alcoólicav
13/10/2025

COMPARTILHE
Ao Fato ou Fake, cientistas da USP e da UFRGS explicam substância não muda de cor e só pode ser identificada em laboratório, com método chamado cromatografia gasosa; entenda.
Circula nas redes sociais o vídeo de um "teste caseiro" para, supostamente, detectar se uma bebida alcoólica tem metanol. A cena mostra uma pessoa despejando um líquido em uma fatia de pão de forma, e a descrição diz que "se fica preto, é porque tem [a] substância". É #FAKE.
Veja, abaixo, respostas a estas 3 perguntas:
Como é o vídeo falso?
- Publicado nesta terça-feira (7) no TikTok, onde passou de 2,2 milhões de visualizações, o vídeo tem a seguinte descrição:"Se o pão fica preto é porque tem substância de metanol". Além disso, há esta mensagem sobreposta às imagens: "Teste do metanol".
- As cenas mostram uma pessoa abrindo uma garrafa, enchendo a tampa e despejando o líquido sobre um pão de forma. Após alguns segundos, surge no centro da fatia uma mancha um pouco mais escura, de tonalidade parecida com a da borda.
O Fato ou Fake mostrou a publicação ao professor Thiago Carita Correra, do Departamento de Química Fundamental do Instituto de Química da Universidade de São Paulo (USP). Ele afirma: "Não é verdade. O metanol não causa alteração de cor. Não existe teste para metanol que possa ser feito pelo consumidor. Apenas em laboratório" (leia detalhes abaixo).
O conteúdo mentiroso viralizou em meio aos recentes casos de intoxicação por metanol após ingestão de bebidas alcoólicas no Brasil. O balanço divulgado pelo governo de São Paulo nesta quarta-feira (8) informou que subiu para cinco o número de mortos no estado.
VEJA TAMBÉM