Diarreia
23/11/2021

COMPARTILHE
A Diarreia é quando há mudanças no ritmo normal evacuatório habitual, tanto no aumento no número de vezes, na quantidade e na consistência das fezes. A primeira consequência da diarreia é a desidratação.
Como saber quando uma criança está desidratada?
Os sinais mais importantes para saber se há desidratação são: a ausência de lágrimas, pouca saliva (boca e língua secas), diminuição na frequência e na quantidade da urina, se a pele está com o aspecto de murcha.
A respiração pode estar mais acelerada e curtinha. Extremidades frias e pulso fraco também são sintomas de desidratação.
É importante saber que: • Viagens recentes para áreas de saneamento básico inadequado (contato com pessoas com diarreia e a falta de cuidados higiênicos), ingestão de alimentos suspeitos (salgadinhos, frutos do mar...) podem ser fatores de risco para ter diarreia.
• Sua transmissão ocorre, predominantemente, pelo contato pessoa a pessoa, mas também pode ocorrer por secreção e contatos com brinquedos ou superfícies contaminadas. • O aleitamento materno diminui a frequência de episódios de diarreia e também está associado com diarreias de evolução menos grave e com menor número de hospitalização.

























